Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Visão!

CÓRNEA
Ela retrata os raios de luz que entram nos olhos e tem função de proteção à estrutura interna do olho.

CRISTALINO

É uma lente natural do olho (lente biconvexa). Sistema de lentes, com distancia focal variável, graças aos músculos ciliares, o que permite a acomodação visual. Tem como função auxiliar na focalização da imagem sobre a retina.

HÚMOR VITRIO

Substancia gelatinosa transparente que preenche o interior do olho, cuja função é manter as estruturas do olho no lugar.

HÚMOR ACUOSO

Localiza-se 4mm depois da córnea, a luz se move por uma câmera repleta de liquido que é o húmor acuoso, esta sempre se renovando para transportar oxigênio e glicose ao cristalino.

RETINA

Região forrada de células sensíveis à luz e que possui função de anteparo, recebe a luz
focalizada pelo cristalino. Contém fotorreceptores que transformam a luz em impulsos elétricos, que o cérebro pode interpretar como imagens.
Estas células sensíveis a luz recebem o nome de fotossensoras, que são nomeadas como cones e bastonetes, cones com a função de visão de cores e bastonetes com função de visão em preto e branco e visão noturna.

MÁCULA

Uma pequena área sobre a retina que contém células supersensíveis à luz. É a mácula que
possibilita a visão de detalhes.

NERVOSO ÓPTICO

Transporta os impulsos elétricos do olho para o centro de processamento do cérebro, para a
devida interpretação.





DOENÇAS:



Miopia:
É causada por uma curvatura exagerada da córnea ou de um globo ocular muito comprido,do que resulta a imagem se formar antes da retina.Para o olho míope, o ponto remoto encontra-se próximo ao olho, e a lente corretiva a ser usada deve conjugar, de um objeto afastado,uma imagem localizada no ponto remoto do míope.










Hipermetropia:
É decorrente de um globo ocular muito curto, com conseqüência da imagem se formar depois da retina. No olho hipermetrope, o ponto próximo encontra-se mais afastado que no olho normal.A lente que corrigi deve associar a um objeto localizado no ponto próximo normal uma imagem localizada no ponto próximo do olho hipermetrope.









Presbiopia:
Mais conhecida como “vista cansada”, é um defeito de visão bastante comum em pessoas idosas. Caracteriza-se pela perda de flexibilidade do cristalino com passar dos anos.O prosbiope assim como o hipermetrope,não enxerga bem a pequenas distâncias,isto é,seus pontos próximos estão a distâncias superiores a 25cm. A lente a ser usada é a mesma da hipermetropia.














Astigmatismo:
Ocorre devido a uma curvatura irregular da córnea ou a uma forma irregular do cristalino.Nesse tipo de defeito visual, a imagem apresenta-se borrada ou distorcida.A correção é feita com o uso de lentes cilíndricas.









Estrabismo:
Os portadores dessa ametropia sofrem com o apelido "VESGOS", pois a característica fundamental é o não paralelismo dos olhos. Existem três tipos: o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro),divergentes (desvio para fora) e verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro). Pode ser tratada com uso de óculos ou cirugias.








Daltonismo:
Decorrente de lesão nos órgãos da visão,lesão de origem neurológica,mas pode ser de origem genética,que acontece por uma falha no cromossomo X,da qual o homem só tem um e a mulher dois.O homem só tem possibilidade de passar o daltonismo para netos se tiver filha mulher,que será sempre portadoras,e tem possibilidade de 50%.O daltonismo é caracterizado pela dificuldade de diferenciar todas ou algumas cores,mais comum são as cores vermelho e o verde.Atualmente não existe nenhum tipo de tratamento conhecido para esse distúrbio,mas os daltônicos podem viver sem problema algum.


Teste de daltonismo:














Ana Carolina Nasato, Andressa Fonseca, Natalia Fiuza C. Neta, Luiza Lenzi e Luiza Rebelo - 2B