Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Olho Humano

O olho é o órgão responsável pela visão que nos permite captar imagens e enviá-las ao cérebro. Por esse motivo vemos as coisas como elas realmente são. Assim como os outros órgãos, o olho também tem suas partes e funções, sendo as principais: córnea, cristalino, humor vítreo, humor aquoso, retina, mácula, nervo óptico e íris. A Córnea é uma película transparente e resistente que cobre a íris e a pupila, possibilitando a passagem da luz para dentro do olho e ajuda a focalizá-la na retina. A Íris é a parte colorida e mais sensível do olho. Funciona como um músculo abrindo e fechando a retina. A Retina por sua vez é uma camada que envolve ¾ do olho e é responsável pela formação de imagens. Possui várias células fotossensíveis, como por exemplo, os cones que nos proporcionam uma imagem colorida e os bastonetes que proporcionam a visão em preto e branco e a visão noturna. Sendo a Mácula a parte central e sensível da retina responsável pela visão detalhada. O Cristalino é uma lente de forma biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina, e tem a capacidade de aumentar o grau para a focalização das imagens de perto. Assim como o Humor Vítreo é uma substância gelatinosa que se encontra entre o cristalino e a retina e sua pressão mantém o globo ocular esférico, o Humor Aquoso é um liquido incolor que preenche a câmara ocular e tem como função a nutrição da córnea e do cristalino regulando a pressão interna do olho. Por sua vez o Nervo óptico conduz os impulsos nervosos para o centro da visão, no cérebro, o mesmo interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram.

O olho e suas partes podem ter seus problemas prejudicando a visão, como a miopia que não é considerada uma doença, mais sim uma variação anatômica do olho. Ela dificulta a imagem clara de objetos que estão longe.Essa variação é comum em pessoas com idades acima de 40 anos. Seus tratamentos mais utilizados são as cirurgias a laser que meche na estrutura do olho, modificando a curvatura da córnea e o uso de óculos e lentes de contato.Além da miopia encontramos outros problemas como a hipermetropia que é o erro de focalização da imagem,a mesma só é formada pós a retina,dificultando a visualização de imagens de perto.Isso acontece geralmente porque o olho é um pouco menor do que o normal.Para corrigir este problema usam-se lentes convergentes que deslocam as imagens.







Também temos o astigmatismo é quando a córnea ao invés de ser esférica é oval.Com isso proporciona a imagem distorcida de objetos,tanto próxima quanto longe.É como se fosse enxergar através de um copo.Ela pode ocorrer junto com a miopia ou a hipermetropia.Sua correção é feita com óculos,lentes de contato e cirurgias ceratotomia astigmática. A presbiopia é uma evolução natural do olho,geralmente é encontrada em pessoas acima de 42 anos.O olho vai perdendo sua elasticidade,dificultando a visualização de imagens de perto.Para a correção desde problema é necessário o uso de lentes positivas,bifocais ou progressivas,que convergem as imagens ate a retina.O daltonismo é a alteração congênita,que impede a visão de uma ou de todas as cores.É causado pela falta de uma ou mais substâncias encontradas na retina.Esta doença não tem cura,mais existem lentes que aumentam o contraste entre as cores.






O estrabismo é um desvio nos alinhamentos dos olhos, comum em crianças e duas imagens chegam ao cérebro, sendo uma distorcida. Pode-se corrigir com óculos ou cirurgias.




Vídeo: defeitos da visão



Vídeo: partes do olho humano