Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

2B,09-B

O OLHO HUMANO




A parte da frente do olho é recoberta por uma membrana transparente denominada córnea, um tecido transparente que cobre a pupila que é a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajusta o foco da imagem no olho, e quando em estado normal é transparente e esférica. Atrás da córnea está um líquido, também transparente, ocupando uma pequena região na parte da frente do olho. Este meio é denominado de humor aquoso que é uma substância semi-líquida, transparente, semelhante a uma gelatina incolor. Esta substância preenche a câmara anterior do olho e, pela sua pressão interna, faz com que a córnea se torne saliente .O humor aquoso é renovado lenta e constantemente e o seu excesso é escoado pelo canal de Schlemn. Ainda na frente se situa a íris.
A íris funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica. É aquela parte circular que dá a cor do olho .É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura circular ajustável chamada de pupila. A pupila apresenta-se preta porque a maior parte da luz que entra no olho é absorvida e não refletida para fora . Seu diâmetro pode passar de 2 mm a 8 mm, aproximadamente. Já a cor da íris é determinada pelo número de células de pigmentação (melanócitos).
O cristalino é uma lente gelatinosa, elástica localizado logo atrás da íris, entre a câmara anterior e a câmara posterior do olho. A função principal do cristalino é permitir a visão nítida em todas as distâncias. Quando se olha para perto, o cristalino torna-se convergente, aumentando o seu poder de refração e quando se olha para longe, torna-se menos convergente, diminuindo seu poder dióptrico. Isso faz com que a visão seja nítida em todas as distâncias. O cristalino é uma lente que, através da sua variação dióptrica, conhecida como acomodação, torna possível visão nítida, para perto, para longe e para todas as distâncias.
O humor vítreo é o líquido que ocupa o espaço entre o cristalino e a retina. É também conhecido como corpo e é uma substância totalmente transparente, semelhante ao humor aquoso, que preenche internamente o globo ocular, fazendo com que tome a forma aproximada de uma esfera, com a saliência da córnea. Depois de passar pelos meios transparentes a luz atinge uma película extremamente sensível à luz. Esta película é a retina. É nela que se formam as imagens das coisas que vemos e é composta de células sensíveis à luz, os cones e os bastonetes. Essas células transformam a energia luminosa das imagens em sinais nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico.
Normalmente, as imagens dos objetos que olhamos diretamente formam-se na região a retina bem na linha que passa pela pupila e pelo centro do cristalino, isto é, pelo eixo do globo ocular. Essa região, chamada de fóvea, é rica de cones, que são as células mais sensíveis à visão das cores. No resto da retina praticamente só tem bastonetes que são menos sensíveis às cores mas são mais sensíveis à baixa intensidade de luz. No escuro são os bastonetes que se encarregam de nossa visão: por isso se diz que à noite todos os gatos são pardos.
Na posição de onde sai o nervo ótico fica o chamado ponto cego. Nesse ponto não existem cones nem bastonetes e uma imagem que se forme sobre ele não é vista. Ainda na retina existe a mácula que é onde se encontra a maior densidade de células cone do olho, responsáveis pela visão de cores. Essa alta densidade de cones faz com que a mácula seja o ponto do olho onde enxergamos com a maior clareza e definição. Porém, a grande quantidade de cones traz como conseqüência uma menor densidade de bastonetes. E por fim, temos o nervo óptico É constituído por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina. Cada nervo óptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma óptico. O nervo óptico é um nervo exclusivamente sensitivo, suas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somáticas especiais.




AMETROPIAS
1-Miopia


A Miopia é quando os olhos são capazes de ver objetos que estão perto, mas não conseguem enxergar com nitidez os objetos que estão longe. A palavra miopia, do grego, significa "olho fechado", porque as pessoas com este problema freqüentemente apertam os olhos para enxergar melhor de longe. A miopia é caracterizada pelo crescimento do globo ocular, assim, a miopia não pode ser vista como doença, mas sim como uma característica anatômica, onde o globo ocular cresceu mais do que deveria, o que faz com que os raios de luz sejam focados muito antes da retina. A visão da pessoa míope pode ser corrigida com:
→ Óculos
→ Lente de Contato
→ Cirurgia Laser
2-Hipermetropia

Ao contrário da miopia, a hipermetropia é a dificuldade em enxergar imagens de perto. Isso ocorre porque os raios luminosos sejam focados atrás da retina, e não em cima da mesma, como deveria acontecer em uma visão normal. Neste caso geralmente o olho é menor que o normal. A hipermetropia pode ser corrigida com:
→ Óculos
→ Lentes de contato
→ Cirurgia Refrativa – modifica a curvatura da córnea, achatando-a, para que a imagem se
Forme na retina.

3-Astigmatismo:


No astigmatismo as imagens dos objetos tanto vistos de perto como de longe, ficam distorcidas. O olho com astigmatismo apresenta uma córnea ovalada, isso faz com que alguns dos raios de luminosos se espalhem ao invés de se focalizarem em um único ponto. O astigmatismo pode ser corrigido com:

→ Óculos
→ Lentes de Contato
→ Cirurgia Laser
→ Ceratotomia Astigmática - Incisões com bisturi de diamante, que provocam uma pressão
normal dentro do olho aumentando a curvatura nas laterais da
córnea, e, aplainando o centro diminuindo assim a distância
que os raios luminosos têm que percorrer até atingir a córnea.

4-Presbiopia:

A presbiopia ou “vista cansada” é a diminuição da capacidade do olho de enxergar de perto devido à idade. Apresenta-se em todas as pessoas, normalmente a partir dos 40 anos. Ocorre porque o olho perde a elasticidade à medida que envelhecemos. É um fenômeno inevitável.
A presbiopia pode ser corrigida com:

→Óculos - Lente Bifocais
→Lentes Multifocais
→ Lentes de Contato - Monofocais
- Bifocais
5-Daltonismo:



O nome daltonismo é em homenagem a John Dalton, químico inglês portador desta anomalia. É causado por um defeito na retina, da falta de uma ou mais substâncias sensíveis à luz encontradas na mesma. Na retina humana normal existem receptores sensíveis às cores, chamados cones, que contêm pigmentos seletivos para a cor, verde, vermelha e azul. Nos Daltônicos há uma redução na quantidade de um ou mais desses pigmentos. Os portadores do daltonismo apresentam dificuldade na distinção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho. Atualmente não existem tratamentos para o daltonismo.

6-Estrabismo:


Estrabismo é uma alteração nos olhos que os desalinha para direções diferentes, o que na verdade representa a perda do paralelismo dos olhos. Existem três tipos de estrabismo, o mais comum é o convergente, desvio de um dos olhos para dentro, mas há também divergentes, desvio para fora, ou verticais, um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro.
No olho humano, existem seis pares de músculos presos do lado de fora de cada globo ocular, que controlam os movimentos. Em cada olho, um par de músculos movimenta os olhos para a direita, um par movimenta para esquerda e dois movimentam os olhos para cima e para baixo. Para termos os olhos alinhados e podermos focalizar num ponto, todos os músculos oculares devem estar em um equilíbrio de forças. Quando os músculos oculares não estão em equilíbrio, e trabalham em conjunto ocorre um desvio ocular, chamado de estrabismo.
O estrabismo pode ser corrigido com:

→ Cirurgia
→ Aplicação intramuscular de toxina botulínica tipo A
→ Exercícios Ortópticos (fisioterapia ocular)