Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

VISÃO

Os globos oculares estão localizados na parte frontal da cabeça e teem como função captar a luz refletida pelos objetos a nossa volta para produzir uma imagem óptica do mundo externo e transforma-la em impulsos nervosos que serão conduzidos ao cérebro. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessórias: pálpebras, supercílios (sobrancelhas), conjuntiva, músculos e aparelho lacrimal.As principais partes do olho humano são a córnea que é a parte da frente do olho, onde podemos observar o branco do olho e a íris. Ela é transparente e esférica. O cristalino que é uma lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A íris a parte circular colorida do olho. Ela é opaca mas tem uma abertura no centro, a pupila, por onde entra a luz. Por útlimo a retina, e é nela que se forma as imagens das coisas que vemos. Ela é composta de células sensível à luz, os cones e os bastonetes que transformam a energia luminosa das umagens em sinais nervosos.
A visão humana, muitas das vezes, pode apresentar alguns defeitos. Os mais comuns são:
A miopia.Uma pessoa míope não consegue ver objetos distantes com nitidez porque as imagens desses objetos se formam antes da retina.Isso acontece porque o cristalino ou na córnea, ou nos dois, estão curvados em excesso ou ainda por um excessivo alongamento do globo ocular. Para corrigir a miopia são usadas lentes divergentes que deslocam as imagens um pouco mais atrás
os primeiros sinais: Você franze os olhos para ver com nitidez de longe, Não consegue ler as placas na rua, a não ser que esteja bem perto, e também escreve com o nariz colado no caderno, Estes podem ser sinais de miopia




visão com miopia.




A hipermetropia. É a dificuldade de ver um objeto nitido de perto porque as imagens desses objetos se formam atrás da retina. Acontece porque o cristalino não consegue atingir a convergência necessária para focalizar essas imagens na retina. Praticamente todo mundo fica nessa condição a partir da meia idade pois os músculos ciliares vão perdendo a elasticidade. Nesse caso, o defeito costuma ser chamado de presbiopia. Pode ser corrigido com lentes convergentes que deslocam as imagens um pouco mais para frente.
os primeiros sinais: Fadiga ocular e dores de cabeça, e o esforço permanente de acomodação, para enxergar bem, pode ser a causa destas manifestações, mais frequentes ao fim de tarde e depois da aula ou trabalho.


visão com hipermetropia.







O astigmatismo. É o achatamento da córnea numa direção e as imagens ficam desfocadas nessa mesma direção. A pessoa não enxerga nem de perto nem de longe.
os primeiros sinais: O astigmata confunde os símbolos próximos, como o H o M e o N ou ainda o 8 e o O. Pode provocar fadiga ocular ou dor de cabeça, e é comum a queixa de dificuldade da seguir uma linha de um texto.



visão com astigmatismo.


O daltonismo. É o mal funcionamento dos cones existentes na retina causando dificuldade na distinção de determinadas cores primárias. Portanto é uma perturbação visual que incapacita a diferenciação de todas ou algumas cores, há geralmente uma dificuldade maior de destingir a cor verde do vermelho. O que acontece normalmente por uma variação genética




visão com daltonismo.





O estrabismo. É um defeito no alinhamento dos olhos, ou seja, eles apontam para diferentes direções. Pode ser hereditário (familiar) e ocorre igualmente em pessoas do sexo masculino e feminino.

visão com estrabismo.