Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

2A - 03 A

Ouvido Humano


Nosso ouvido é composto por 3 partes: O ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
Eles servem para interpretar o som. A parte externa coleta o som e o transporta por um canal até o ouvido médio. Chegando no médio ele transforma energia de uma onde sonora em vibrações internas da estrutrua óssea do ouvido médio e logo após muda essas vibrações em uma onde de compressão ao ouvido interno. O ouvido interno tem como funçao transformar a energia da onda de compressão dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos em nosso cérebro.












Parte externa:


A parte externa do ouvido apresenta um canal de aproximadamente 2 cm. A orelha protege o ouvido médio e previni danos ao tímpano. Devido ao comprimento do canal , ele é capaz de amplificar os sons com frequências de aproximadamente 3000 Hz. Conforme o som se propaga através do ouvido externo, o som ainda está em forma de uma onda de pressão. Somente quando o som alcança o tímpano, na separação do ouvido externo e médio, a energia da onda é convertida em vibrações na estrutura óssea do ouvido.



Parte média:

O centro da membrana timpânica se conecta com o cabo do martelo, depois conecta – se com a bigorna e a bigorna com o estribo. Essas estruturas se encontram suspensas através de ligamentos. Os movimentos do cabo do martelo determinam no estribo um movimento de vai e vem, transmitindo o som para o líquido coclear. Assim, a energia mecânica é transformada em energia hidráulica. O funcionamento dos ossículos são como alavancas, eles aumentam as forças das vibrações mecânicas e agem como amplificadores da onda sonora.





Parte interna:

Quando cada vibraçao sonora entra na cóclea, a janela oval se movimenta para dentro, lançando o líquido da escala vestibular numa profundidade maior dentro da cóclea. A pressão que é aumentada dentro da escala vestibular movimenta a membrana basilar para dentro da escala timpânica, fazendo com que o líquido dessa câmara seja empurrado na direção da janela oval, provocando o arqueamento de lá para fora. Portanto, quando as vibrações sonoras provocam a movimentação do estribo para trás, o processo é invertido, e o líquido se movimenta na direção oposta através do mesmo caminho e a membrana basilar desloca-se para dentro da escala vestibular.



Movimento do líquido na cóclea quando o estribo é impelido para frente.

Surdez
A diminuição da audição denominada surdez, faz uma redução na percepção de sons e dificulta a compreensão de palavras.As dificuldades variam com o grau da surdez, podendo ser leve, moderada, severa e profunda.

Tipos de surdez :
A perda auditiva pode ser de condução quando existe um bloqueio no mecanismo de transmissão do som, desde o canal auditivo externo até o ouvido interno. Algumas causas importantes de surdez:

- Obstrução por acúmulo de cera ou por objetos introduzidos no canal do ouvido.
- Perfuração ou outro dano causado no tímpano
- Infecção no ouvido médio.
- Infecção, lesão ou fixação dos pequenos ossinhos (ossículos) dentro do ouvido médio.

A surdez neurossensorial (lesão de células sensoriais e nervosas) é provocada por algum problema no mecanismo de percepção do som desde o ouvido interno até o cérebro.