Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

O olho humano, 2C - Grupo 13





O olho humano é um orgão que detecta a luz, e envia impulsos nervosos ao longo dos nervos ópticos para a visão e outras áreas do cérebro. Tem um diâmetro de aproximada

mente

23,48 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5cm³.

O globo ocular fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar a parte vascular. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.

Existe ainda o humor aquoso que nutre a córnea e o cristalino, é um líquido incolor e que existe entre as partes que nutre. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular também entre a córnea e o cristalino. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.

O cristalino é uma espécie de lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que leva a imagem através do nervo óptico

para que o cérebro as interprete.

Não importa se o cristalino fica mais delgado ou espesso, estas mudanças ocorrem de modo a desviar a pass

agem dos raios luminosos na direção da mancha amarela. À medida que os objetos ficam mais próximos o cristalino fica mais espesso, e para objetos a distância fica mais delgado a isso chamamos de acomodação visual. Porém, devido aos fenômenos da luz, tais como a lei da propagação retilínia, a nossa visão enxerga a imagem “de cabeça pra baixo” , ou seja, a imagem fica invertida. Nosso cérebro portanto possui a capacidade de percepção e a inverte para o normal, tornando-a entendível para o ser humano.

O olho ainda apresenta, as pálpebras, as sobrancelhas, as glândulas lacrimais, os cílios e os músculos oculares. A função dos cílios ou pestanas é impedir a entrada de poeira e o excesso da luz. As sobrancelhas também têm a função de não permitir que o suor da testa entre em contato com os olhos. A conjutiva é uma membrana que reveste inte

rnamente duas dobras da pele que são as pálpebras. São responsáveis pela proteção dos olhos e para espalhar o líq

uido que conhecemos como lágrima. O líquido que conhecemos como lágrimas são produzidos nas glândulas lacrimais, sua função é espalhar esse líquido através dos movimentos das pálpebras lavando e lubrificando o olho. O ponto cego é o lugar de onde o nervo óptico sai do olho. É assim chamada porque não existem, no local, receptores sensoriais, não havendo, portanto, resposta à estimulação. O ponto cego foi descoberto pelo físico francês Edme Mariotte (1620 - 1684).

A mácula ou macula lutea (do latim macula, "ponto" + lutea, "amarelo") é um ponto ovalado de cor amarela junto ao centro da retina do olho humano. Tem um diâmetro de cerca 1,5 mm. Do ponto de vista histológico, tem duas ou mais camadas de células ganglionares.

Os distúrbio

s de refração, causados por problemas no cristalino ou na córnea, são problemas de visão que são corrigidos com o uso de óculos ou lentes de contato, e até mesmo com cirurgia refrativa, em alguns casos. Podem vir ou não associados a doenças oculares mais graves, que serão avaliadas pelo médico oftalmologista. Cada caso abaixo pode vir puro ou associado a outro distúrbio de refração. São eles:

  • Miopia - Os portadores de miopia têm dificuldade para enxergar longe. Em alguns casos, a visão também é ruím para perto.
  • Hipermetropia - Os portadores de hipermetropia têm dificuldades para enxergar perto. Em graus maiores, a dificuldade pode ser também para longe.
  • Presbiopia - Também chamado de vista cansada, comum após os 40 anos. Os portadores têm dificuldades para enxergar para perto, principalmente para leitura de letras pequenas, para costurar, para colocar a linha no buraco da agulha e para escrever. A maioria das pessoas que nunca usou óculos, nem nunca precisou usar, cairá neste grupo após os 40 anos de idade, com algumas exceções. A dificuldade para perto tende a piorar com a idade.
  • Astigmatismo - É um defeito existente na curvatura do cristalino, resultando em dificuldade para enxergar uma reta em determinada posição e não em outra. É corrigido com lentes de óculos chamadas "cilíndricas".
  • Daltonismo - É uma perturbação da capacidade de percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica. Um caso curioso é a respeito de semáforos. Um portador de Daltonismo deve gravar as posições das cores, já que não consegue diferenciar.

Curiosidade: Os olhos vermelhos nas fotos de câmeras digitais é o sangue que ali circula pelos olhos das pessoas. Geralmente isso ocorre em fotos noturnas, quando a quantidade de luz é menor e nossas pupilas relaxam, dilatando-se. Para solucionar esse caso, as câmeras lançam vários flash´s para que a pupila se contraia e evite o olho vermelho.

http://www.youtube.com/watch?v=-gg0SOoEemY


http://www.youtube.com/watch?v=2iGaDu560tA&feature=fvw


http://www.youtube.com/watch?v=JunCyiGfreo (Em inglês)