Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

O Olho Humano:

O globo ocular, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção.
O olho humano é um instrumento óptico altamente sofisticado.Seu sistema de funcionamento pode ser comparado ao de uma câmera fotográfica, em que o cristalino é a lente, a pupila é o diafragma e a retina é o filme fotográfico em cores.
A função da pupila, assim como a do diafragma da maquina fotográfica, é restringir a passagem dos raios luminosos na região próxima ao eixo óptico, para melhor nitidez. Se a quantidade de luz no ambiente é pequena, a pupila se dilata, permitindo a passagem de mais luminosidade.
Na retina, rica em células fotossensíveis, é conjugada a imagem final. Para que isso ocorra, os músculos ciliares enlaçam o cristalino, mudando sua convergência em função das diferentes posições dos objetos focalizados. Esse mecanismo chama-se acomodação visual. Na maquina fotográfica, fazemos isso avançando ou recuando a lente à medida que se altera a distância do objeto (zoom).










A imagem formada pelo olho é real e invertida mas isso não tem importância já que todas as imagens também são invertidas e o cérebro se adapta a isso desde o nascimento.

Curiosidade: O ser humano tem um pequeno ponto cego no olho. Fica localizado no fundo da retina. Está situado ao lado da fóvea e é o ponto que liga a retina ao nervo óptico. Estranhamente é desprovido de visão.














Anomalias da Visão: As principais anomalias da visão, também denominadas ametropias, são: miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo, estrabismo e daltonismo.

Miopia: Também conhecida como "vista curta", é um alongamento do globo ocular, de modo que, mesmo com o cristalino completamente relaxado, a imagem se forma além da retina. Por isso o míope não consegue acomodação visual para um objeto no infinito. Para "corrigir" a miopia, utiliza-se lentes divergentes que deslocam as imagens um pouco mais para trás. As "lentes corretoras" não curam ou corrigem as ametropias, mas produzem uma imagem em uma região onde o usuário tenha uma acomodação visual.

Hipermetropia: O olho hipermetrope é mais "curto" que o olho normal. Essa diferença, embora milimétrica, não permite que ele consiga acomodação visual para objetos muito próximos, pois lhe falta convergência. Praticamente todo mundo fica nessa condição a partir da meia idade pois os músculos ciliares vão perdendo a elasticidade. Nesse caso, o defeito costuma ser chamado de presbiopia. Para corrigir a hipermetropia ou presbiopia (vista cansada) usam-se lentes convergentes que deslocam as imagens um pouco mais para frente.

Presbiopia: Com o passar dos anos, o cristalino vai sofrendo enrijecimento, perdendo sua amplitude de acomodação. É a chamada "vista cansada". É comum pessoas com mais de 40 anos de idade não conseguirem a necessária contração do cristalino para visualizar objetos a 25 cm de distância, mesmo que anteriormente não tenham tido anomalia visual alguma. Nesses casos devemos corrigir apenas o ponto próximo, visto que o problema se localiza no cristalino e não na geometria do globo ocular. O procedimento para corrigir a formação da imagem no olho com problemas de presbiopia é idêntico ao usado para a correção da hipermetropia. Mas o óculos deve ser somente usado para a visão próxima, pois pode prejudicar a visão depois de um tempo de uso indevido.

Astigmatismo: É um pouco mais complicado de descrever. Normalmente, a córnea é uma superfície esférica, com a mesma curvatura em todas as direções. Se, no entanto, ela se achata em alguma direção as imagens na retina ficam desfocadas nessa direção. Muita gente tem astigmatismo em algum olho ou nos dois e não sabe. Para sebre feche um dos olhos e olhe para uma luz distante, à noite. Pode ser uma lâmpada ao longe ou uma estrela. Se você consegue ver um ponto de luz mais ou menos circular, tudo bem. Se o que vê é uma forma alongada em alguma direção, você provavelmente tem astigmatismo.

Estrabismo: O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. Pessoas com estrabismo são chamadas popularmente de "vesgas". Existem três formas de estrabismo, o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas podem ser também divergentes (desvio para fora) ou verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro).

Daltonismo: É o nome comum que se atribui à alteração congênita, que impede a percepção de uma ou de todas as cores. Este nome foi atribuído em homenagem ao cientista John Dalton, que primeiro descreveu o fato como a incapacidade de distinção correta entre as cores vermelho e verde, deficiência que ele próprio portava. O daltonismo é causado pela falta de uma ou mais das substâncias sensíveis à luz encontradas na retina. A maioria dos daltônicos não consegue distinguir entre tons de vermelho e verde quando há pouca luz; alguns não distinguem o azul do amarelo. Nestes dois casos, o tipo de daltonismo é chamado de dicromático, porque têm dois tipos de cones em vez de três. Um grupo muito pequeno apresenta uma condição chamada monocromatismo, ou seja, elas enxergam somente em preto e branco. Existem também os tricromáticos, que são os mais comuns, possuem três tipos de cones, mas percebem os tons das cores alterados. Tem defeitos similares aos dicromáticos, mas num grau inferior, mais atenuado. É transmitido hereditariamente, sendo uma característica ligada ao sexo. As mulheres são geralmente protegidas da aquisição deste distúrbio, isto é, podem ser portadoras, mas normalmente não sofrem da doença. Não há cura para o daltonismo, mas existem lentes que incrementam o contraste entre as cores.