Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Olho Humano

Olho Humano
Nossos olhos são como um câmara fotográfica. Ambos têm uma abertura para a passagem de luz, uma lente e uma anteparo onde a imagem é recebida e registrada.
Simplificando, vamos considerar possuindo uma única lente convergente biconvexa (meios transparentes, mais o cristalino) situada a 5 mm da córnea e a 15 mm da retina.

Quando os raios de luz provenientes de um objeto atravessam essa lente, forma uma imagem real e invertida localizada exatamente sobre a retina para que ela seja nítida. A retina transmite as informações ao cérebro, através do nervo ótico, que processa uma inversão da imagem fazendo com que nós vejamos o objeto na sua posição normal. É assim
que a gente vê.


Córnea: refrata os raios de luz que entram nos olhos e exerce o papel de proteção à estrutura interna do olho.
Íris: é a porção visível e colorida do olho logo atrás da córnea. A sua função é regular a quantidade de luz que entra nos nossos olhos.
Pupila: é a abertura central da íris, através da qual a luz passa.
Cristalino: é uma lente biconvexa natural do olho e sua função é auxiliar na focalização da imagem sobre a retina.
Retina: é a membrana fina que preeenche a parede interna e posterior do olho, que recebe a luz focalizada pelo cristalino. Contém fotoreceptores que transformam a luz em impulsos elétricos, que o cérebro pode interpretar como imagens.
Nervo ótico: transporta os impulsos elétricos do olho para o centro de processamento do cérebro, para a devida interpretação.

Esclera: é a capa externa, fibrosa branca e rígida que envolve o olho, contínua com a córnea. É a estrutura que dá forma ao globo ocular.

Mácula: é um ponto ovalado de cor amarela junto ao centro da retina do olho humano, onde se encontra a maior densidade de células cone do olho, responsáveis pela visão de cores.

Humor Vítreo: é uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina.
Humo Aquoso: é um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.


Ametropias (perda da nitidez da imagem na retina)

Miopia: a pessoa que possui miopia, tem o globo ocular um pouco mais alongado que o normal. Nesse caso a imagem se forma antes da retina e a pessoa não enxerga o objeto com nitidez. Se quisermos que o foco se estabeleça na retina , onde realmente deverá estar, teremos que usar uma lente divergente.

Hipermetropia: as pessoas que apresentam hipermetropia, ao contrário da miopia, apresentam o globo ocular mais curto que o normal, fazendo com que a imagem se forme atrás da retina. Para corrigí-la usamos uma lente convergente.


Astigmatismo: o astigmata tem uma visão imperfeita, tanto para perto como para longe. Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e obliquas. É normalmente a curvatura da córnea que está alterada, com uma forma mais ovalada que redonda. Pode associar-se com outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia. O astigmatismo é corrigido com uma lente tórica, cujas curvas compensem as da córnea. A espessura da lente não é a mesma em toda a sua superfície.


Presbiopia (vista cansada): conforme o passar dos anos, o cristalino torna-se mais rígido e já não se expande ou se contrai conforme a nossa necessidade. Como conseqüência, tudo o que está perto do campo de visão vira um borrão indecifrável. Uma das opções mais recentes é a cirurgia que substitui o cristalino por uma lente artificial, operação semelhante à da cirurgia de catarata.

Daltonismo: trata-se da incapacidade relativa na distinção de certas cores que, na sua forma clássica, geralmente cria confusão entre o verde e o vermelho.


Estrabismo: é um termo geral ao usado em casos de desalinhamento dos eixos visuais (desvio dos olhos) associado a um desequilíbrio dos músculos de extra-oculares. O principal objetivo do tratamento é preservar a visão, colocar os olhos de forma paralela e recuperar a visão binocular. O tratamento do estrabismo vai depender muito de sua causa e pode ser clínico, óptico ou cirúrgico.


by Aline, Ricardo e Vinícius. - 2ºC