Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

2B, 04-B



Córnea – é uma estrutura transparente e curva. Localiza-se na superfície do olho, e tem como principais funções focalizar e melhorar a nitidez da imagem, através da pupila, para a retina.

Cristalino – funciona como uma lente biconvexa, auxiliando na melhor focalização para imagens que estão próximas.

Húmor vítreo – substância gelatinosa e incolor que se localiza entre o cristalino e a retina, visando manter a forma esférica do globo ocular.

Húmor aquoso – líquido quase que totalmente constituído por água que se localiza entre a íris e o cristalino e proporciona nutrientes aos mesmos. Também auxilia em manter a forma esférica do globo ocular.

Retina – consiste em transformar estímulos luminosos em estímulos nervosos. O cérebro recebe esta mensagem através do nervo óptico, e a traduz como sendo visão.

Na retina são encontrados os cones, que produzem uma imagem mais rica em detalhes, mais nítida, e que podem ser classificados em três tipos: um que se excita com luz vermelha, outro com luz azul e o terceiro, com luz verde. E ainda são encontrados os bastonetes, mais sensíveis à luz, e que são responsáveis principalmente da visão noturna, devido à substância rodopsina nela presente. Recentes estudos descobriram ainda um terceiro tipo de célula fotossensível nos peixes, muito menos sensível à luz, permitindo que seus olhos façam o ajuste final das funções para condições diferentes de iluminação ambiente.

Nervo Óptico – É encarregado de conduzir os impulsos nervosos, recebidos na retina, para o centro de visão, no cérebro, que os interpreta e nos permite ver os objetos nas posições que realmente se encontram.

Mácula – nela é encontrada a maior quantidade de células cone, e devido à essa grande quantidade, a mácula é o ponto do olho onde enxergamos com a maior clareza e definição. Mas como nem tudo é perfeito, com a grande quantidade de cones, perde-se em quantidade de bastonetes, gerando assim uma visão pouco detalhada no escuro.

Miopia – É doença na qual as imagens mais próximas do observador são vistas normalmente, mas não são capazes se enxergar direito os objetos que estão longe, elas vêem os objetos borrados. A palavra "miopia" vem do grego "olho fechado", pois as pessoas com miopia, geralmente fecham seus olhos e os apertam para ver os objetos que estão mais distantes.

O olho míope apresenta o comprimento do olho além do normal ou uma curvatura acentuada da córnea. Por um desses motivos, a imagem no olho míope se forma antes da retina, resultando na baixa visão de objetos distantes.

Há várias maneiras para corrigia a miopia como por exemplo: óculos, lente de contato, cirurgia a laser e Ceratotomia radial.











Hipermetropia Trata-se de uma ametropia, causada por um erro de refração que faz com que os raios de luz chegarem atrás da retina que seria a posição correta, dessa forma a capacidade refratária é alterada dificultando enxergar objetos mais próximos, causando problemas principalmente com leituras.

Seu tratamento geralmente é feito através de óculos de

grau com lentes positivas ou lentes de contato que reposicionam a imagem sobre a retina. Pode ser feito também

cirurgia para corrigir o problema, as técnicas mais indicadas para a correção desse erro refracional são: Lasik (Laser in Situ Keratomileusis) e PRK (Photoablative K

eratektomy). Em ambas as cirurgias, a curvatura da córnea é alterada com laser.








Astigmatismo
É causado devido a uma curvatura irregular da córnea. Uma córnea normal é mais redonda, já a córnea com astigmatismo é bem mais ovalada, isto faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focalizar em apenas um ponto. O tratamento pode ser feito através de uma lente oftálmica chamada tórica ou cilíndrica. As curvas dessa lente compensam o defeito do globo ocular redirecionando os raios de luz.












Daltonismo – É uma alteração, que causa dificuldade em diferenciar algumas cores, principalmente o verde e o vermelho. Mas também há problemas com a cor azul e outros casos com dificuldade para enxergar qualquer cor.

O daltonismo vem de

um defeito na retina, que por conseqüência afeta os cones, células de captação das cores. Estima-se que 8% da população sejam portadoras de daltonismo, sendo apenas 1% mulheres.

Não existe cura para o daltonismo, há porém, uma empres

a americana fabricando lentes que permitiriam a distinção de cores pelos daltônicos. Elas seriam seletivas quanto à passagem de luz, bloqueando o necessário para corrigir defeitos da visão. Os tais óculos custam cerca de US$ 700. Mas alguns estudiosos ainda encaram a iniciativa com reservas alegando que não há estudos científicos que reconhecidamente indiquem o método.

Presbiopia ( vista cansada ) – É causada, quando o cristalino, já não consegue mais se ajustar a sua forma e focalizar corretamente os objetos mais próximos, tem os sintomas muito parecidos com hipermetropia. Todos podem sofrer dessa ametropia, já que é geralmente causada pelo envelhecimento da pessoa e não há cura.













Estrabismo – É uma ametropia, que desvia os globos oculares para lados diferentes, e representa a perda do paralelismo dos olhos. Os períodos que os olhos ficam desviados, podem ser constantes ou somente por algum tempo, um dos olhos poderá estar direcionado para frente, enquanto o outro desvia para dentro, para fora, para cima ou para baixo. Em outros casos, o olho desviado poderá estar olhando em frente, ocasionando o desvio do olho que não é desviado. O estrabismo é mais freqüente entre

as crianças, mas pode ocorrer também nos adultos. Atinge de maneira similar homens e mulheres e, em alguns casos, tem caráter familiar.

O principal objetivo do tratamento é preservar a visão, colocar os olhos de forma paralela e recuperar a visão binocular. O tratamento do estrabismo vai depender muito de s

ua causa e pode ser clínico, óptico ou cirúrgico.