Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Olá, sejam todos bem vindos ao blog Audicao&Visao, nesse post iremos comentar a respeito de um dos órgãos mais importantes e essenciais do ser humano, os olhos, bem como as principais doenças que atingem grande parte da população mundial.

Com a função de detectar luz e transformá-la em impulsos elétricos, o olho, é um dos órgãos sensoriais mais desenvolvidos e sofisticados dos seres humanos por apresentar precisão maior e alta sensibilidade. Trabalhando em conjunto fornecem ao cérebro quantidades significativas de informações essenciais, ambos enxergam um objeto na mesma altura, mas a partir de dois pontos diferentes e de ângulos distintos; Cabe ao cérebro juntar essas duas imagens e transformá-la em uma, gerando assim um objeto tridimensional.

Devido à alta sensibilidade o corpo humano possui um eficiente mecanismo de defesa/proteção: os dos olhos são protegidos pela saliência óssea do crânio e pelas pálpebras; Os cílios (pelos finos que encontram-se na borda da pálpebra), impedem que pequenas ‘sujeiras’ atinjam o globo ocular; as sobrancelhas desempenham uma função similar aos cílios, gerando uma ‘dupla proteção’ contra pequenas partículas comumente encontradas no ar.



Cornea

Camada mais externa do olho, equivalente ao vidro de um relógio.

Função: Refração e transmissão da luz. Funciona como uma lente associando-se ao cristalino, compondo o sistema óptico responsável por focalizar as imagens na retina.



Cristalino

Tem a função de regular o foco dos objetos de acordo com a distancia em que se situam do olho,

permitindo as

sim a visão precisa de objetos distantes ou próximos.





Humor Vítreo

Substância viscosa e gelatinosa, que se encontra sob pressão entre o cristalino

e a retina, mantendo a forma esférica do olho.





Humor Aquoso

Liquido incolor, constituído por água e sais dissolvidos, que preenche as câmaras oculares (entre a córnea e o cristalino). Contri

bui para a manutenção da pressão intra-ocular e fornece elementos nutritivos necessários ao cristalino



Retina

Retina é a região do olho onde se forma a imagem, ela retem as imagens e as envia para o cerebro atraves de impulsos nervosos. A Retina possui em media 100 milhoes de cones e bastonetes (foto receptores) , que liberam moleculas neurotransmissoras, onde no escuro essa taxa é maxima e vai diminuindo de acordo com a claridade. Esse sinal é passado para as cadeias de celulas bipolares e ganglionares.



Mácula

Ponto oval de cor amarela localizado próximo ao centro da retina. Encontra-se a maior densidade de células cone, responsáveis pela visão das cores.




Nervo Óptico

Constitui o homologo contralateral, o segundo par de nervos cranianos. Sua função é sensitiva, transportando sensações visuais do olho ao cérebro.


Miopia

Distúrbio visual que ocasiona uma focalização da imagem, antes de chegar à

retina. Uma pessoa míope consegue enxergar objetos próximos

com nitidez, mas os distantes são enxergados como se estivessem embaçados.

Tratamento:

Uso de lentes divergentes, em óculos ou lentes de contato, que deslocam o ponto focal para traz. Quando o grau é muito alto, é recomendado a cirurgia laser.



Hipermetropia

Erro de focalização da imagem no olho, que faz

com que a imagem seja formada após a retina. Ocorre, principalmente, devido ao olho hipermétro

pe ser um pouco menor do que o normal. Geralmente o portador de hipermetropia tem uma boa visão de longe, mas ao tentar focalizar um objeto de perto, faz com que o mesmo não consiga.

Tratamento:

Utilização de lentes convergentes ou convexas, com

a função de convergir a luz à retina, onde se formará a imagem. Outra alternativa, restrita a maiores de 21 anos, é a cirurgia refrativa, através de la

ser.


Astigmatismo

É causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, formando uma imagem em vários focos, que se encontram em eixos diferen

ciados. Uma córnea normal é redonda e lisa, pessoas com astigmatismo

possuem uma córnea mais ovalada, como uma bola de futebol americano, provocando uma visão borrada.

Tratamento:

A opção mais segura e recomendada é o uso de óculos com lentes cilíndric

as; mas há casos que só podem ser tratados com a correção através de cirurgia laser.


Presbiopia

Popularmente conhecida com vista cansada, atinge a maior parte das pessoas por volta dos 40

anos. Não é considerada uma doença, e sim um erro refrativo.

Há vários fatores que levam a uma pessoa ter presbiopia, dentre os mais comuns estão o aumento co

ntinuo do cristalino e a perda da elasticidade de sua cápsula.

Tratamento:

Uso de lentes corretoras multifocais, bifocais ou óculos para leituras. Algumas cirurgias, ainda em fase experimentais, já estão sendo executadas, porém não há estudos que avaliem as complicações em longo prazo.


Daltonismo

Perturbação da percepção visual, que se caracteriza pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, na maioria dos casos, manifesta-se pela dificuldade de distinguir cores primarias. Exemplo: O verde do vermelho.

Está geneticamente ligado ao cromossomo X, por isso ocorre mais freqüentemente entre os homens. É causado pela ausência ou menor numero de alguns cones.

Tratamento:

Atualmente não existem tratamentos para esse distúrbio. Atualmente há uma empresa americana fabricando lentes que permitiriam distinção de cores pelos daltônicos, elas seriam seletivas quanto a passagem de luz, bloqueando o necessário para corrigir defeitos da visão.

Faça o teste, se voce conseguir ver os numeros acima você não é daltonico



Estrabismo

Pessoas com estrabismo, são conhecidas popularmente como "vesgas", ou seja não possuem os olhos paralelos. Oque poucos sabem é que existem três tipos de estrabismo o convergente que é o mais comum, onde a pessoa tem um dos olhos descviado para dentro, o divergente, onde o olho pode se desviar para fora, ou ainda o vertical, onde um olho fica mais alto ou mais baixo que o outro

Tratamento:

O estrabismo pode ser corrigido com o uso de oculos ou para

aqueles que nao podem ser corrigidos com oculos se utiliza da cirurgia.


Equipe 2B, 08-B

Gabriel, Iann e Paulo.