Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Olho Humano (2B - grupo 11)

Olho humano:


O bulbo do olho humano pode ser dividido em três túnicas: externa, média e interna.
A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa.
Ainda existe o humor aquoso que é um líquido incolor e que se localiza entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular também entre a córnea e o cristalino. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.

Dentro dos nossos olhos fica o cristalino. Este está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até a retina. A retina é composta de células nervosas que leva a imagem através do nervo óptico para que o cérebro as interprete.
Não importa se o cristalino fica mais delgado ou espesso, estas mudanças ocorrem de modo a desviar a passagem dos raios luminosos na direção da mancha amarela. À medida que os objetos ficam mais próximos o cristalino fica mais espesso, e para objetos a distância fica mais delgado a isso chamamos de acomodação visual.


Anatomia do olho humano

O ponto cego é o lugar de onde o nervo óptico sai do olho. É assim chamada porque não existem, no local, receptores sensoriais, não havendo, portanto, resposta à estimulação. O ponto cego foi descoberto pelo físico francês Edme Mariotte (1620 - 1684).


Doencas relacionadas ao olho:

Miopia
Causa dificuldade de visão ao longe e a imagem é focada a frente da retina . Um olho míope é normalmente mais propenso a almas doencas e geralmente é maior do que o normal (ex. glaucoma, descolamento de retina, etc.). Requer atenção especial por parte do médico oftalmologista.

Hipermetropia
Causa os efeitos contrarios a miopia.É um defeito refractivo caracterizado por dificuldade de visão ao perto. O trabalho mais minucioso ou a leitura aumentam a exigência de focagem, provocando fadiga ocular e até dores de cabeça. Pode ser a causa do mau aproveitamento escolar de uma criança.
Um olho hipermetrope é, habitualmente, mais pequeno do que o normal. A resistencia à hipermetropia diminui com a idade.

Astigmatismo
Causa uma qualidade visual desigual. Resulta, na maioria dos casos, de uma curvatura desigual da córnea, provocando uma visão distorcida. Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refractivos.

Presbiopia (ou vista cansada)
Deve-se à perda da elasticidade progressiva do cristalino fruto da idade. É normalmente sentida por volta dos 45 anos e se da a dificuldade de visão ao perto.