Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

O OLHO HUMANO

O OLHO HUMANO



O olho humano é um dos principais órgãos fundamentais para o ser humano. É através dele que podemos ver o mundo que nos cerca e que vivemos. Nosso olho pode também ser chamado de globo ocular por ter uma forma arredondada. Ele é protegido pelas pálpebras, que por sua vez, impedem a passagem de microorganismos para o seu interior. Mesmo com toda essa proteção, nossos olhos ainda correm certos riscos em relação a sua saúde. Eles podem ser infeccionados e adquirirem doenças, muitas delas muito perigosas. Por isso aprofundaremos um pouco mais além sobre esse órgão de vital importância para nós humanos.





A córnea é a parte anterior transparente e protetora do olho, tem a função de focar a luz através da pupila para a retina. Nesse caso as lágrimas são importantes para manter a córnea úmida e saudável. A córnea é constituída de cinco camadas:estroma, epitélio,membrana de Bowman,membrana de Descemet e endotélio.O cristalino,que está localizado atrás da íris,funciona como uma lente que é capaz de aumentar o grau de focalização de perto da imagem. O cristalino sofre algumas alterações que gera uma visão borrada,mais sem sentir dor. Com o cristalino envelhecendo ele perde sua transparência,causando borramento na visão que ocasiona a catarata,em que o tratamento consiste na remoção,através de uma cirurgia,e na colocação de uma lente artificial em seu lugar.O cristalino cresce continuamente durante toda a vida do ser humano.O humor vítreo é um fluído gelatinoso situado entre o cristalino e a retina que preenche a câmara posterior do olho,sob pressão,mantendo a forma esférica do olho.O húmor aquoso é um líquido incolor constituído por água e sais dissolvidos, que preenche a cavidade do olho entre a córnea e o cristalino. Este fluído esta localizado atras da córnea e determina a pressão intra-ocular. Logo após ele encontramos a íris de cor verde, azul, castanha ou cinza que funciona como diafragma, isto é, regula a quantidade de luz que entra no olho. Por onde entra a luz, chamamos de pupila.A retina é a parte do olho responsável peça formação das imagens, ou seja, pela visão. Ela trabalha como uma tela onde se projetam as imaens e as traduz para o cérebro através do nervo óptico. Na retina encontram-se dois tipos de células fotossensíveis: os cones e os bastonetes. Quando estão em um meio iluminado, estimulam as células nervosas adjacentes, gerando um impulso nervoso que se propaga pelo nervo óptico. A imagem fornecida pelos cones é mais nítida e mais rica em detalhes. Há três tipos de cones: um que se excita com luz vermelha, outro com luz verde e o terceiro, com luz azul. São os cones as células capazes de distinguir cores.A mácula,localizada junto ao centro da retina do olho humano,faz com que seja o ponto do olho onde enxergamos com maior clareza.Contem células especiais,sensíveis a luz.A mácula é grande responsável pela observação dos detalhes finos da visão.O nervo óptico tem uma função sensitiva.Ele que conduz os impulsos nervosos para o centro da visão,no cérebro que daí nos mostra o objeto na posição real que estão.


Problemas de visão






Miopia


É quando a imagem é formada antes de chegar a retina. Uma pessoa com miopia consegue enchergar objetos proximos com nitidez, mas os objetos localizados a longa distancia sao vistos de maneira desfocada e embaçada. Para que a visão volte a ser mais nitida, é preciso que o ponto focal dos raios luminosos deva convergir para uma regiao mais proxima dos receptores visuais, por onde entra a luz.



Hipermetropia


É o defeito na visão que faz com que a pessoa veja a imagem após a retina.Isso ocorre por que o olho da pessoa que tem hipermetropia é menor,fazendo com que enxerguem mal de perto.Os sintomas são visão desfocada e dificuldade de ver com nitidez objetos próximos.Para a correção,é necessário usar lente convexa.



Astigmatismo


Ocorre quando o formato da cónea está inrregular de acordo com o normal. Uma cornea normal é redonda e lisa, ja a cornea de um olho que possui astigmatismo é mais ovulada. Isso faz com que a luz se refracte por diversos pontos da retina ao invés de se focar apenas em um unico ponto. Para as pessoas que sofrem com estigmatismo, os objetos, estejam perto ou longe, podem parecer distorcidos. As imaens ficam neste aspecto pois alguns raios de luz são focalizados e outros não.



Presbiopia


É a diminuição da capacidade de o olho focalizar de perto em função da idade.Também conhecida como vista cansada,se inicia a partir dos 40 anos,por isso as pessoas mais velhas enxergam muito mal de perto.A presbiopia pode ser corrigida com lentes convergentes.



Daltonismo


É a incapacidade de o olho diferenciar todas ou algumas cores, muitas vezes no caso do vermelho e do verde. Esse problema é muitas vezes de origem genética, mas também pode ocorrer devido a lesão nos órgãos resonsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.



Estrabismo


É o defeito que os olhos se movimentam em direções diferentes e não conseguem focalizar juntos o mesmo objeto.Popularmente,as pessoas estrábicas são chamadas de vesgas.O estrabismo é corrigido com óculos ou cirurgia.




Abaixo segue o link sobre um vídeo de olho humano

http://www.youtube.com/watch?v=NG3ygbRrljQ



Curiosidade:


A lágrima ou fluido lacrimal é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura, produzido pelas glândulas lacrimais (do sistema lacrimal) nas pálpebras superiores do olho humano para lubrificar e limpar o olho. É produzido em grande quantidade quando alguém chora.