Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

2° A - GRUPO 6

VISÃO HUMANA

O olho humano é uma ferramenta muito importante na vida das pessoas, uma vez que é através dele que enxergamos tudo de bom e ruim que há ao nosso redor. Ele é formado por várias partes, que vamos citar abaixo:


Córnea - É o tecido de cor transparente que recobre a pupila (abertura da íris), como se fosse o vidro que recobre os ponteiros do relógio. Em conjunto com o cristalino, é a córnea que ajusta o foco da imagem do olho. São as nossas lágrimas que mantêm nossa córnea úmida e saudável. Quando a córnea é lesionada, geralmente por ciscos que caem nos olhos, pequenas perfurações, queimaduras com agentes químicos, distrofias ou ainda degenerações em pessoas idosas, e acaba perdendo sua transparência, o paciente pode recorrer ao transplante de córnea.






Cristalino - Este é uma lente também transparente e muito flexível, que fica localizado logo atrás da pupila, entre a íris e o humor vítreo. O cristalino tem a forma parecida com uma lentilha e cresce ao longo da vida da pessoa. Devido a esta flexibilidade, o cristalino pode tomar diferentes formatos para focar objetos nas mais diversas distâncias. Esse movimento é chamado de acomodação. Quando envelhecemos, o cristalino pode também perder sua transparência, o que causa uma visão borrada no indivíduo. Este problema é chamado de catarata e pode ser resolvido com uma intervenção cirúrgica na qual o médico substitui o cristalino por uma lente artificial.




Humor Vítreo - O humor vítreo, o qual também pode ser chamado de uma maneira mais popular por vítreo ou corpo vítreo é uma substância de característica gelatinosa e com aspecto de visco. Essa substância é formada por uma outra substância a qual não possui forma fixa e é composta por fibras e células. É ela que preenche o globo ocular através da câmara posterior, entre o cristalino e a retina sob uma precisa pressão, assim mantendo a forma de esfera que possui o nosso olho humano.






Humor Aquoso - Já o humor aquoso é um líquido que se caracteriza pela ausência de cor e por ter em sua constituição a água, em grande proporção, e sais dissolvidos neste meio aquoso - sendo em sua predominância cloreto de sódio - que preenche a cavidade de nossos olhos; entre a córnea e o cristalino. Essa substância é produzida sem sequer um momento de pausa durante todo o dia, podendo ao fim do período de dois dias alcançar valores médios de 7ml. O excesso desta substância é normalmente eliminado através de um duto presente na nossa anatomia ocular.


Retina - A Retina é a responsável pela formação de todas as imagens que vemos. Ela possui os cones e os bastonetes, que são células fotossensíveis. O processo que ocorre na retina é a transformação da energia luminosa das imagens captadas em sinais nervosos, que o nervo óptico (o qual tem função sensitiva) manda ao cérebro penetrando no crânio através do canal óptico.

Há uma região da retina na linha da pupila e do centro cristalino chamada fóvea, que possui muitos cones e, portanto capta muito bem as cores. É nessa região que normalmente formam-se as imagens de algo que olhamos diretamente.



Curiosidade - Como há muitos cones nessa região, há pouca densidade de bastonetes. Os bastonetes é que são responsáveis pela nossa visão à noite. Então ao olhar para um céu estrelado, é mais comum enxergarmos melhor as estrelas pelos cantos do nosso campo óptico, já que neles há maior densidade das células que nos auxiliam na visão noturna.
Nosso olho também possui um ponto cego, ou seja, um ponto onde não enxergamos a imagem porque não há presença de cones nem bastonetes. Para comprovar faça o teste:
· Tampe e olho esquerdo e use o direito para fixar sua visão na cruz. Aproxime-se da imagem até o círculo sumir. Quando isto ocorrer é sinal de que o círculo está no ponto cego de sua visão.

Mesmo sendo tão complexa, a nossa visão pode ficar confusa em determinadas situações e nos proporcionar alguns fenômenos interessantes. Veja:
· Perceba a idéia de movimento nas imagens:




· Podemos enxergar este cubo de duas
maneiras:



Mácula - É um ponto amarelado e oval, que fica no centro da retina do olho. É o local com a maior concentração de células cone do olho, responsáveis pela visão das cores. Portanto, é com a mácula, que de dia, enxergamos imagens com mais clareza e definição.
Após conhecermos as partes que fazem nosso olho trabalhar, vamos entender agora, como funciona o mecanismo da visão:
Ao olharmos para algum objeto, a imagem primeiramente passa pela nossa córnea, e logo depois atinge a íris, onde a quantidade de luz que entra no olho é regulada pela pupila. Quanto maior for sua pupila, mais luz entrará no seu olho. Depois, a luz chega ao cristalino e é focada na retina, onde a lente do olho produz uma imagem invertida que é virada pelo nosso cérebro. É na retina que existem milhões de células fotorreceptoras, cujo trabalho (como foi visto anteriormente) é transformar as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que serão então interpretados pelo cérebro.


Este vídeo esquematiza a Fisiologia do Olho Humano e a Visão por Inteiro
http://www.youtube.com/watch?v=CR0_ZldQjKQ



DOENÇAS RELACIONADAS A VISÃO


Daltonismo - Daltonismo é anomalia hereditária, ligada ao cromossomo sexual X. Trata basicamente da dificuldade de distinguir algumas cores primárias. Os casos mais comuns são confundir alguma coisa que seja de tonalidade marrom com vermelho ou verde. Mais comum nos homens do que nas mulheres. Não há um tratamento pra o daltonismo, uma pessoa daltônica pode viver normalmente, mais tem de estar ciente de suas limitações, e quando criança na escola deve receber orientação adequada dos pais e professores.



Caso o indivíduo não consiga distinguir o número (74) que consta no interior deste círculo, certamente é porque não consegue distinguir a cor verde e a vermelha, enxergando um círculo, em sua totalidade marrom.


Estrabismo - É um termo geral em casos de desalinhamento dos eixos visuais (desvio dos olhos). Ele afeta de 2 a 4% da população, nos homens como nas mulheres.
Ele pode ser hereditário, mais muitos casos ocorrem sem histórico familiar. Ele deve ser diagnosticado ainda quando criança se possível, já que dificilmente ira haver uma melhora espontânea. O tratamento deve iniciar-se logo quando criança, e tem o principal objetivo de preservar a visão binocular. E sempre depende muito da causa, ele pode ser clinico cirúrgico ou óptico.




Presbiopia - É um caso particular de hipermetropia, popularmente conhecida como “vista cansada” que atinge pessoas na faixa dos 40 anos. Todos nós vamos acabar sentindo mais cedo ou mais tarde, já que com o tempo os olhos perdem a elasticidade e dificultam nos ver de perto. Para tratar a presbiopia é necessário o uso de lentes positivas, bifocais ou progressivas. E mais recentemente alguns centros de pesquisa estão estudando uma possível cirurgia de reparo da presbiopia.



Miopia - A Miopia ocorre quando a pessoa possui dificuldade em enxergar de longe, o olho por sua vez procura focalizar primeiro a luz dos objetos antes que ela alcance a retina. Ocorre quando a córnea é muito curva, felizmente esse problema tem solução com o uso de óculos ou lentes de contato e para acabar definitivamente com a dificuldade em enxergar existe uma cirurgia, mas quem possui a corna muito fina ainda não pode fazê-la porém estão fazendo estudos para que no futuro a cirurgia refrativa de miopia possa ser realizada.


Vídeo da cirurgia sendo realizada
http://www.youtube.com/watch?v=miatiTjFGUI


Hipermetropia - A Hipermetropia é o contrário da miopia, é quando o olho possui dificuldades em enxergar de perto, o olho localiza a luz dos objetos depois da retina o globo ocular é mais curto e isso faz com que o foco das imagens projetadas pelo cristalino se forme atrás da retina. A hipermetropia é comum entre as crianças e ocorre quando a córnea é muito plana, quem possui essa dificuldade pode corrigir sua visão com o uso de óculos ou lentes de contato e cirurgia.



Astigmatismo - O astigmatismo é uma circunstância onde existe mais de um ponto focal, ocorre porque a córnea não é perfeitamente esférica, a curvatura da córnea acaba sendo mais ovalada levando a visão distorcida tanto para longe quanto para perto. O astigmatismo é hereditário e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou a hipermetropia citadas anteriormente, pode ser corrigido com óculos, lentes de contados e também com cirurgia.


Criado no início dos anos noventa, o LASIK é a técnica de cirurgia a laser preferida pelos cirurgiões e pacientes de todo o mundo para correção da Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo, por possibilitar alta precisão, segurança e maior previsibilidade dos resultados. Por meio do LASIK, é possível melhorar a capacidade de focalização do olho, utilizando um tipo especial de raio laser praticamente sem calor chamado Excimer laser.

FIM!