Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Olho Humano 2B, 07-B



O olho humano, apesar de pequeno, é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo. Ele tem aproximadamente 2,54 cm de largura, 2,54 cm de profundidade e 2,3 cm de altura, e é formado por 15 partes distintas, cada uma com funções específicas. Uma destas “partes” é a córnea, uma membrana que seria semelhante ao vidro colocado sobre o relógio, ou seja, a parte transparente que está na frente da íris (a cor do olho). Esta membrana, junto ao cristalino, nos permite focalizar um objeto. Assim como o cristalino, é necessário que a córnea seja transparente, para que os raios de luz cheguem até a retina. Entre a retina e o cristalino, há um líquido transparente produzido pelo corpo ciliar que preenche a câmara posterior do olho, chamado de humor vítreo. Sua pressão mantém o globo ocular esférico. Já entre a córnea e o cristalino, há um fluido aquoso que preenche a câmara anterior do olho, chamado de humor aquoso.
A retina é a parte do olho responsável pela formação de imagens, ou seja, pela captação delas. Na retina existem as células fotossensíveis, que podem ser de dois tipos: os cones e os bastonetes. Quando excitados pela luz, estimulam as células nervosas adjacentes, provocando um impulso nervoso que se propaga pelo nervo óptico. A imagem emitida pelos cones, é mais nítida e mais detalhada. Há três tipos diferentes de cones: um que se excita com a luz vermelha, outro com a verde, e outro com a azul. São estas as células que têm a capacidade de diferenciar cores. Já os bastonetes não têm um poder de resolução visual tão bom, mas são muito mais sensíveis à luz. Em situações de pouca luminosidade, a visão passa a depender totalmente destas células. É a chamada visão de penumbra ou visão noturna. Junto ao centro da retina, há um ponto ovalado de cor amarela chamado mácula. É lá que se encontra o maior número de células responsáveis pela visão das cores, sendo este o ponto onde enxergamos com maior clareza e definição. O nervo óptico é responsável por transmitir as sensações visuais ao cérebro, penetrando no crânio pelo canal óptico. A Mácula esta situada na retina do lado temporal do nervo óptico, é uma superfície ovular com grande eixo horizontal. É a região que distingue detalhes no meio do campo visual
Várias são as doenças ou deficiências que podem acometer este órgão. Uma delas é a miopia, que é a condição de os olhos verem objetos que estão perto, mas não enxergarem objetos que estão distantes. A hereditariedade é a principal responsável pelo aparecimento da miopia, que aumenta durante a fase de crescimento. Já a hipermetropia é um problema na focalização de imagens, fazendo com que elas sejam formadas após a retina. Isso acontece porque o tamanho do olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal. O astigmatismo, que pode ocorrer em conjunto com a miopia e a hipermetropia, faz com que todos os objetos – tanto próximos quanto distantes – fiquem distorcidos. A imagem fica embaçada porque nem todos os raios de luz são focalizados. O astigmatismo também é hereditário, e assim como a miopia e a hipermetropia, pode ser corrigido com o uso de lentes. A presbiopia (ou vista cansada), é a diminuição da capacidade do olho de focalizar de perto algum objeto. Ocorre principalmente em função da idade, e também pode ser tratada com o uso de lentes. Outro problema é o estrabismo, que é um defeito no alinhamento dos olhos, ou seja, eles apontam para diferentes direções. A pessoa que sobre de estrabismo é chamada pejorativamente de “vesga”. A causa desta deficiência é desconhecida, porém seu tratamento pode ser feito com o uso de óculos especiais. Também no olho, acontece o daltonismo, que é uma deficiência na visão que dificulta a diferenciação de certas cores. O daltonismo também é hereditário, e pode ser corrigido com lentes que aumentem o contraste entre as cores.













Sites interessantes sobre a matéria:

http://www.miopia.com.br/

http://www.oftalmojanot.com.br/erros-refrativos/hipermetropia.html

http://www.visaolaser.com.br/doencas_cirurgia/doencas/astigmatismo.htm



Vídeo: Fisiologia - Visão