Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.



O globo ocular, é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. Essa luz atinge em primeiro lugar nossa córnea (tecido transparente que cobre nossa íris) com sua curva acentuada é o principal meio que faz com que os raios paralelos, vindo do infinito, se convirjam e cheguem juntos à fóvea central.A nossa íris fica localizada entre a córnea e o cristalino. Ela funciona como uma espécie de diafragma de máquina fotográfica. Quando exposta a muita luminosidade, diminui sua abertura central, e ao contrário, quando exposta a pouca luminosidade, dilata-se, aumentando o tamanho da pupila. A luz agora passa através do humor aquoso que trata-se de uma substância semi-liquida e transparente que preenche a câmara anterior do olho e, pela sua pressão interna, faz com que a córnea se torne saliente. Semelhante ao humor aquoso existe também o corpo vítreo, substancia que preenche internamente o globo ocular, fazendo com que tome a forma aproximada de uma esfera. Penetrando agora no globo ocular pela pupila, atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalização, convergindo então os raios luminosos para um ponto focal sobre a retina. Na retina, mais de cem milhões de células fotossensíveis transformam a luz em impulsos eletroquímicos. Estas células são conhecidas como: Cones (pertinentes à visão a cores) e Bastonetes (são os que proporcionam a visão em preto e branco e visão noturna). A mácula é o ponto central da retina e região que distingue detalhes no meio do campo visual. O Nervo óptico é um grupo de fibras nervosas, de forma tubular, com algumas artérias, que conduz as imagens captadas pela retina e fóvea, para o córtex cerebral. Seu ponto de ligação com a retina é o ponto cego do olho. Então, no cérebro, mais precisamente no córtex visual ocorre o processamento das imagens recebidas pelo olho direito e esquerdo completando então nossa sensação visual.

CURIOSIDADES
As imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo. Isto é o que ocorre com todo sistema óptico, quando é disposto além da sua distância focal. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão na posição normal.

Toda cor é uma interpretação que o cérebro faz dos sinais luminosos. Por isso, nunca se saberá ao certo se duas pessoas enxergam uma cor exatamente da mesma maneira. Às vezes, a percepção de uma cor pode ser afetada pelo efeito de contraste.

Quantas vezes você já ouviu ou disse que chorar faz bem? Com toda a certeza inúmeras vezes não é mesmo? Afinal nós choramos de alegria, de emoção ou de tristeza, muitas vezes tentamos segurar o choro outras o choro vem de forma natural. Mas sobre o termo “chorar faz bem”, seria ele realmente verdadeiro? As lágrimas não são compostas apenas de água. Numa gota pode haver mais de 60 combinações protéicas, além de minerais e substâncias bactericidas, que protegem o olho de infecções. Quando piscamos, as lágrimas banham os olhos, conservando a córnea úmida. O fluido é drenado pelo canto interno do olho para um saco lacrimal e daí para o nariz. Chorar faz bem sim...
DOENÇAS


MIOPIA: Com esta doença torna-se difícil a visão de objetos a distancias longas.
A miopia,que não classificada como doença e sim como variação anatômica do olho,tem duas variações:
* Miopia de campo: O olho é mais alongado
*Miopia de curva: a córnea é muito acentuada
Lentes divergentes em óculos e lentes corrigem esta ametropia e também pode-se solucionar isto através de cirurgias.

HIPERMETROPIA: É o reverso da miopia.A hipermetropia tem maior dificuldade para visão de perto,porém ocorre também para longe.é causada provavelmente pela curva muito baixa da córnea ou por,no plano horizontal,o olho ser muito pequeno.Vale ressaltar que nem sempre o hipermetrope enxerga mal para perto.
O tratamento é feito com lentes convergentes ou convexas em oculos ou lentes de contatos.A partir dos 21 anos pode-se realizar uma cirurgia.




ASTIGMATISMO: O formato irregular da córnea ou do cristalino,aparecendo de forma oval, causa o astigmatismo,que se dá pela formação de uma imagem em vários focos que se encontram em diferentes eixos.Pessoas que sofrem de astgmatismo,que pode aparecer miopicamente ou hipermetropicamente,vêem objetos de perto e/ou longe distorcidos.
O tratamento pode ser feito por lentes de contato,óculos de grau ou cirurgia.


PRESBIOPIA: Também conhecida como vista cansada, a presbiopia é o cristalino em continuo aumento e a perda de elasticidade da cápsula.O que dificulta a focalização para as imagens de perto,o processo piora com a idade,e costuma aparecer dos 40 anos em diante.
A solução para este problema é uso de óculos de grau com lentes bifocais.




DALTONISMO: Quando uma pessoa é impedida de ver uma ou todas as cores ou as confunde ela é denominada como daltônica,esta ametropia ocorre pela ausência de alguns cones na retina e tem fator hereditário.Ainda não existe tratamento.






ESTRABISMO: Ocorre quando os olhos deixam de ser paralelos,o estrabismo pode ser encontrado em três formas:
*Convergente(um dos olhos para dentro)
*Divergentes(um dos olhos para fora)
* Verticais(uma mais acima ou abaixo do que o outro)
Pode ser corrigido com óculos,e quando somente o óculos não resolve realiza-se a cirurgia.