Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Equipe 2C - 09-C



O olho humano, opticamente falando, equivale a uma máquina fotográfica comum. É constituído basicamente de um sistema de lentes, um sistema de diafragma variável e uma retina que corresponde a um filme em cores. Porém, ele possui características especiais, muitas das quais não existem nem mesmo nas câmeras mais sofisticadas:
  • Um automático de focalização que permite, por exemplo, enxergar objetos a 25 cm e logo a seguir outros a grandes distâncias;
  • A íris, que, correspondendo ao diafragma, controla automaticamente o quanto de luz que entra no olho;
  • Eficiência para ver tanto em ambientes com muita luz como em outros pouco iluminados;
  • Ampla visão angular: horizontal - 90° na direção da têmpora e 50° na direção do nariz - e vertical - 50° para cima e 65° para baixo, a partir do ponto central do olho.

Principais Elementos do Olho Humano

  1. Córnea: Forma a parte anterior do olho. Trata-se de uma camada curva, clara e transparente, que é responsável por dois terços da focalização da luz na retina. A refração dos raios luminosos nas diversas partes do olho é que produz a focalização na retina. Quando uma pessoa está dentro da água, a córnea, ao entrar em contato a água, tem seu poder de focalização diminuído, já que o índice de refração da córnea (1,38) é quase igual ao da água (1,33).


  2. Cristalino: é como se fosse a lente dos olhos. É altamente organizado e se localiza entre a íris e o humor vítreo. É formado de células organizadas longitudinalmente (como uma casca de cebola), que perdem as durante a formação e assumem, assim, a característica de ser transparente. Tem a função de orientar a passagem de luz até a retina. Possui de 7 a 9 mm de comprimento no seu maior eixo e de 2 a 4 mm de espessura, com formato semelhante a de uma lentilha. Cresce continuamente durante toda a vida da pessoa.


  3. Humor vítreo: é uma substância clara, viscosa e gelatinosa, que preenche todo o espaço entre o cristalino e a retina e é formada por uma substância amorfa semilíquida,fibras e células. Seu índice de refração é quase igual ao do cristalino, por isso ele mantém os raios luminosos no curso estabelecido pela lente.


  4. Humor aquoso: É um fluido claro, praticamente incolor, que fica entre a córnea e o cristalino. É produzido continuamente e o excesso é eliminado pelo canal de Schlemm, que mantém a pressão do olho em 15 mmHg, além de fornecer nutrientes à córnea e ao cristalino que não são vascularizados.


  5. Retina: é o lugar onde as imagens são retidas e traduzidas para o cérebro através de impulsos enviados do nervo óptico, estendendo-se do mesmo até a pupila, e é formada por 10 camadas, das quais tem destaque o epitélio pigmentario(mais externo) e a camada sensorial (feita de fotorreceptores).Em cada retina a em media 100 milhões de cones e bastonetes que liberam neurotransmissores a uma grande taxa de escuridão e diminui proporcionalmente com o aumento da luz.


  6. Células fotossensíveis: Na retina existem duas celular chamadas “cones” e “bastonetes” que possuem a função de estimular as celular nervosas próximas, formando um impulso que se espalha pelo nervo óptico.Os cones fornecem uma imagem de maior qualidade, e existem três tipos de cones, o que reage com a luz vermelha, outro com a verde e um terceiro com a luz azul, o que faz com que diferenciemos as cores.Já os bastonetes não fornecem imagens tão boas, mas são mais sensíveis as luminosidade. No escuro a visão acaba dependendo somente dos bastonetes, neles existe um liquido sensível a luz (rodopsina), que é gerada pela vitamina A, a falta dessa vitamina pode causar a cegueira noturna, que gera um ressecamento da córnea, tornando ela opaca e espessa podendo causar cegueira irreversível.


  7. Mácula: Possui duas ou mais camadas de células ganglionares, é o ponto onde se encontra uma grande concentração de cones, na verdade a maior do olho, fazendo com que esse seja o ponto do olho que se enxerga com maior nitidez e precisão, mas por causa desse mesmo motivo, que no escuro não enxergamos tão detalhadamente, mais cones quer dizer menos bastonetes e junto com isso menos nitidez no escuro.


  8. Nervo Óptico: Tem a função de enviar os impulsos nervosos gerados pelas imagens ao cérebro através do canal óptico, que interpreta a imagem, permitindo vermos os objetos realmente do jeito que estão.

Principais Ametropias

  • Miopia: A miopia é causada por um alongamento do olho que faz com que as imagens focalizadas se projetem mais a frente da retina e não exatamente em cima dela, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar objetos a certa distancia dela, mas mantendo a boa visão de objetos próximos.Caso você tenha miopia seu oftalmologista irá dizer para você usar lentes bi-côncavas, ou seja, finas no centro e grossas nas bordas ou podem ser feitas cirurgias para corrigir o defeito do olho (nota: sempre antes de se fazer a cirurgia deve se ver quais são os riscos, se vale a pena, e se você esta apto a faze-la.)
  • Astigmatismo: Também causado pela formação irregular do olho, faz com que a imagem se forme em vários focos diferente na retina, a córnea possui o formato oval, fazendo com que haja refração da luz em vários pontos da retina, não importando se o objeto esta perto ou longe ele se distorce.Para fazer a correção a pessoa deve usar lentes de contato ou óculos de formato tórica ou cilíndrica, que faz com que a luz se concentre num único ponto, podem optar pela cirurgia laser.

  • Daltonismo é o nome que se atribui à falta de uma ou mais substâncias fotossensíveis encontradas na retina, que impede a percepção de uma ou todas as cores. Este nome foi atribuído em homenagem a John Dalton. Apesar de ser conhecida também por cegueira para cores, ele não é exatamente uma cegueira, as pessoas afetadas simplesmente não distiguem uma cor das outras. A maioria dos daltônicos nãodiferencia tons de vermelho e verde quando há pouca luz; outras o azul do amarelo. Nestes casos o daltônismo é chamado de dicromático; um outro grupo apresenta o monocromatismo, ou seja, enchergam apenas em preto e branco; e também há os tricromáticos que enchergam todas as cores, porém trocadas. As pessoas normais enchergam pois conseguem misturas as cores primárias através dos três cones. Já os daltônicos apresentam a falta ou defeito em algum dos cones, impedindo-os assim de diferenciar as cores. Não há cura para o daltônismo, mas já existem lentes que aumentam o contraste entre as cores. Atualmente, existe um tipo de lente que o ajuda em relação à uma cor, porém são caras e feitas por medida Como saber se você é daltônico?- Anomaloscópio de Nagel. Nesse aparelho, o indivíduo que vai ser examinado vê um campo dividido em duas partes. Uma delas é iluminada por uma luz monocromática amarela, enquanto a outra é iluminada por uma mistura de luzes monocromáticas vermelha e verde. Solicitando ao indivíduo sob exame que ele iguale os dois campos, ele pode alterar a razão entre a intensidade das luzes vermelha e verde, bem como reduzir ou aumentar a intensidade da luz amarela.
Por intermédio desse exame, os seres humanos podem ter seu tipo de daltonismo classificado.

- Lãs de Holmgreen; Consiste em um feixe de lã em diversas cores, que devem ser separadas
- Lâminas Pseudoisocromáticas (ou teste de Ishihara); São quadros formados por pontos coloridos sobre as quais aparece um número desenhado em determinada cor. Por ser um método simples este é o mais difundido


  • Presbiopia é a perda da capacidade acomodativa dos olhos, também chamada de vista cansada, que gera dificuldade para enxergar de perto. Normalmente surge a partir dos 40 anos. Pode ser corrigida por óculos ou lentes de contato. Uma nova técnica cirúrgica encontra-se em fase experimental e, se aprovada, logo estará disponível para portadores de presbiopia. Outra opção para aqueles pacientes que têm grau para longe e perto é a báscula (monovisão) em que é colocada a lente de contato em um olho com o grau de longe e no outro, outra lente com o grau de perto, eliminando-se a necessidade dos óculos.
    Existem teorias que dizem ser a base desse distúrbio visual a perda da capacidade de contração do músculo ciliar, associada à esclerose (endurecimento) do cristalino (lente intraocular natural), que reduz a capacidade de focar as imagens de perto com o avançar da idade.

  • Estrabismo é um defeito no alinhamento dos olhos, ou seja, eles apontam para diferentes direções. O desvio pode ser notado sempre ou esporadicamente. Um olho pode estar direcionado para frente enquanto o outro pode virar para dentro, para fora, para cima ou para baixo. As vezes, o olho desviado pode endireitar e o olho reto pode desviar. Estrabismo é uma condição comum entre as crianças, afetando cerca de 4% da população, mas também pode ocorrer mais tarde na vida. Pode ser hereditário (familiar) e ocorre igualmente em pessoas do sexo masculino e feminino.