Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Equipe 2A, 08 A



Olho humano



O olho humano é formado por: córnea, cristalino, húmor vítreo, húmor aquoso, retina com suas células fotossensíveis, mácula e o nervo óptico, onde cada um tem sua função e que juntos formam este órgão tão perfeito que nos permite ver.
A luz entra pela córnea, que além de atuar como capa protetora, também ajuda a concentrar a luz sobre retina. Após atravessar a córnea, a luz entra na pupila, a área preta localizada no centro da íris. A íris controla a quantidade de luz que entra no olho, abrindo e fechando como uma lente de máquina fotográfica. O tamanho da pupila é controlado pelo músculo esfíncter, o qual abre e fecha a íris. Atrás da íris encontra-se o cristalino. Quando muda de forma, o cristalino concentra a luz sobre a retina. Para que o olho focalize os objetos próximos, ocorre a contração de um pequeno músculo denominado músculo ciliar, fazendo com que o cristalino se torne mais espesso e, conseqüentemente, mais forte. Para que o olho focalize objetos distantes, esse músculo relaxa, tornando o cristalino mais delgado e, conseqüentemente, mais fraco. A retina contém os nervos que detectam a luz e o suprimento sangüíneo que os nutre. A parte mais sensível da retina é uma pequena área denominada mácula, a qual possui centenas de terminações nervosas muito próximas entre si. Uma alta densidade de terminações nervosas produz uma imagem visual, depois a retina converte a imagem em impulsos elétricos pelo nervo óptico que são transmitidos ao cérebro que inverte a imagem. O globo ocular em si é dividido em dois segmentos, O segmento anterior é ocupado por um líquido denominado humor aquoso, o qual nutre suas estruturas internas; o segmento posterior contém uma substância semelhante a um gel, denominado humor vítreo. Esses líquidos ajudam o globo ocular a manter a sua forma.






Em alguns momentos da vida, o olho pode apresentar alguns defeitos, tais como: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, daltonismo e estrabismo. Segue uma breve explição de cada uma citada:




Miopia: é a condição em que o enxerga-se bem o que está perto, porém nas imagens longes há uma alteração. A formação de imagem se dá através da retina e pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia a laser.






Hipermetropia: ocorre quando há dificuldade para ver objetos próximos com nitidez. Pode ser corrigida com lentes convexas.






Astigmatismo: é quando a visão é desfocada, tanto longe quanto perto. Corrige-se com lentes cilíndricas.






Presbiopia: é a chamada vista cansada, que ocorre quando há uma certa dificuldade em ver objetos próximos. Normalmente acontece em pessoas a partir de 40 anos. É corrigida com óculos adequados.




Daltonismo: é a deficiência da visão onde a percepção de uma ou mais cores é dificultada. É uma anomalia relacionada ao cromossomo sexual X.
















Estrabismo: ocorre quando o eixo paralero dos olhos é perdido. Popularmente, as pessoas que são estrábicas, são chamadas de "vesgas". Pode ser corrigida com óculos ou cirurgia.