Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Audição e Acustica



Gunnar e Gustavo 2b

O ouvido humano

O ouvido é o órgão responsável pela captação das ondas sonoras e transformação das mesmas em impulso nervoso. O ouvido encontra-se dividido em 3 partes ouvido externo, médio e interno. Cada parte do ouvido possui uma função especifica sendo a do ouvido externo captar o som e levar ate o ouvido médio por meio de um canal onde lá ocorre a transformação da energia de uma onda sonora em vibrações da estrutura óssea do ouvido médio e transformar essas vibrações em uma onda de compressão para o ouvido interno que transforma a energia dessa onda dentro de um fluido em impulso nervoso que podem ser transmitidas ao cérebro.

Ouvido externo

O ouvido externo é composto de duas partes: A orelha e o conduto externo auditivo.
A principal função da orelha é captar os sons funcionando como se fosse um funil e direciona-lo ao conduto externo.Mas também possui a função de filtrar o som auxiliando na localização dos sons que chegam ao individuo alem disso este processo de filtração seleciona os sons na faixa de freqüência da voz humana facilitando o seu entendimento.O conduto externo auditivo possui a função de transmitir os sons para o tímpano servindo também de câmara de ressonância ampliando alguns sons.

Ouvido médio

O ouvido meio é uma cavidade cheia de ar constituída dos 3 menores ossos do corpo o martelo, a bigorna e o estribo assim como também o tímpano uma membrana muito durável e bem esticada que vibra quando as ondas o alcançam. As vibrações ao chegarem ao tímpano o fazem vibrar transmitindo essa vibração aos três ossículos assim fazendo com que o som se transmita mais rapidamente devido a estar em um meio sólido agora .Os três ossículos agem como amplificadores fazendo com que o deslocamento da bigorna seja maior que o do martelo devido a um efeito de alavanca . Além disso, como a onda de pressão atingi uma área maior no tímpano do que na bigorna isso faz com que a força vibrante da bigorna seja aproximadamente 15 vezes maior que no tímpano.Isso nos permite ouvir ate o mais fraco dos sons .

Ouvido interno

O ouvido interno é a parte do ouvido responsável pelos impulsos nervosos .O som pode ser ampliado ate cento e oitenta vezes ate chegar ao nervo acústico que leva as informações ao cérebro .Dentro do ouvido interno encontramos o aparato vestibular e a cóclea um canal em forma de caracol cheio de um liquido .O ultimo dos três ossículos do ouvido médio o estribo encontrasse ligado a uma membrana chamada janela oval que é a entrada do ouvido interno .Quando o estribo se move a janela oval se move junto com ele enviando as vibrações a cóclea que transforma essas vibrações em ondas de compreensão que ativam o órgão de Corti que envia impulsos nervosos ao cérebro .
O ouvido interno também é responsável por ajudar no equilíbrio, orientação postural e senso de direção .Dentro do ouvido interno encontramos os canais semicirculares também chamados de labirinto que estão cheios de um liquido .Quando movimentamos a cabeça esse liquido se movimenta junto com ela estimulando nervos específicos que enviam informações ao cérebro sobre nossa posição em ralação ao meio em que estamos.

Sons audíveis pelo ouvido humano

Pessoas jovens conseguem ouvir freqüências entre 20hz e 20khz mais isso depende muito da intensidade do som geralmente ouvimos somente sons entre 500hz e 5khz apenas os sons muitos intensos atingem a faixa dos 20hz a 20khz .Na velhice a faixa cai para aproximadamente 50hz e 8khz.

Acústica

A acústica e a área de física que estuda o som, suas propriedades e seus fenômenos. O som e uma onda mecânica que se propaga através da matéria por isso não existem som no vácuo. As ondas sonoras inferiores a 16 hz são denominas de ultra-som e as onda superiores a 20000 hz são denominadas de ultra-som, ambas são inaudíveis.

Freqüência sonora

A freqüência sonora e determinada pelo numero de ondas por segundo (Hz) que são provocadas por um sistema. Sons com freqüência mais alta são mais agudos enquanto sons com freqüências baixas são mais graves

Intensidade sonora

A intensidade sonora seria a força de uma onda sonora e esta relacionada com a energia desta onda. Quanto maior for à força de uma onda sonora, mais alto será o som, a amplitude e a quantidade de energia da onda.

Timbre

E uma das características das ondas sonoras que nos permite distinguir sons de mesma freqüência (notas musicas) de instrumentos diferentes. Se você ouvir um lá tocado por um violino percebera que é diferente de um lá tocado por um piano. Esta diferença de som e o timbre

Reverberação

A reverberação resulta de múltiplas reflexões de um som que chega ao ouvido depois de se misturar com outras reflexões do mesmo som, mas vindas de direções diferentes.O fenômeno da reverberação nos da a idéia de espaço.Estúdios de gravação sempre procuram ter o mínimo de reverberação possível para que não prejudique a qualidade do som

Ressonância

Todos os sistemas que produzem ondas sonoras têm uma freqüência natural. Esta freqüência seria a freqüência ideal para que a onda tenha a maior amplitude possível. Quando uma onda oscila na freqüência natural do sistema ela obtém a maior amplitude possível

Eco

Eco e o fenômeno que ocorre quando um som e refletido e ouvimos o mesmo som novamente, mas com um tempo de atraso. Quanto maior for a distancia da pessoa da superfície refletora maior será o tempo de atraso do eco