Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

2C - Equipe 5-C

O olho humano

A percepção visual do mundo se deve a interações complexas que envolvem a luz que atinge nosso globo ocular e suas estruturas ópticas, a transformção da onda luminosa em pulsos elétricos e a decodificação dessas mensagens em idéias.
Doenças relacionadas a visão:

Miopia

O indivíduo que tem dificuldades para formar imagem nítida para objetos distantes de seu globo ocular é considerado míope. Neste caso, o conjunto de lentes córnea-cristalino é demasiadamente convergente para o tamanho do globo ocular. Assim, as imagens dos objetos distantes formam-se antes da retina, de tal forma que, na retina, a imagem de cada ponto objeto torna-se uma pequena mancha, caracterizando o que no cotidiano, chamamos de imagem fora de foco.
Esse problema pode ser resolvido com o uso de lentes convergentes que abrandam a convergencia exagerada do conjunto cornea-cristalino. Para a correção definitiva pode-se alterar a curvatura da cornea por meio de cirurgia.

Hipermetropia:

Indivíduo que tem dificuldade para formar imagem nitida para objetos próximos de seu globo ocular é considerado hipermétrope. Nesse caso o conjunto de lentes cornea-cristalino é insuficiente convergente para o tamanho do globo ocular. Assim, as imagens dos objetos próximos forman-se após a retina, tal forma que, na retina, a imagem de cada ponto objeto torna-se uma pequena mancha. Esse problema pode ser resolvido com o uso de lentes convergentes que acentuam a pouca convergência do conjunto córnea-cristalino.

Astigmatismo

O astigmatismo é formado por uma curvatura não adequada em alguma região da córnea, ou mais raramente do cristalino. Ao olhar um feixe de linhas a pessoas com astigmatisma tem a sensação de conseguir enxergar algumas linhas com mais nitidez que outras. Para tornar normal a visão do portador de astigmatisma são utilizados óculos com lentes cilindricas ou toroidais.

Presbiopia:

É ligado à idade, no qual a visão de perto piora. A presbiopia é um processo natural, cujo resultado é a perda gradual da capacidade de acomodação. Com o avançar dos anos o cristalino vai endurecendo e sua forma deixa-se modificar com menos facilidade. As alterações causadas pela presbiopia costumam manifestar-se por volta dos 40 anos, completando-se pelos 70.

Daltonismo:

É a incapacidade de diferenciar as cores. O tipo mais comum é o daltonismo vermelho-verde. Ocorre em 8% dos homens e 0,4% das mulheres. Ele acontece quando os cones vermelhos ou verdes não estão presentes ou não estão funcionando corretamente. As pessoas com esse problema não são totalmente incapazes de enxergar o vermelho ou verde, mas costumam confundir as duas cores. Trata-se de um distúrbio hereditário e é mais comum em homens, pois a capacidade para enxergar cores é localizada no cromossomo X. As mulheres têm dois cromossomos X, então a probabilidade de herdar ao menos um cromossomo que consegue enxergar as cores é alta. Os homens, por outro lado, possuem apenas um cromossomo X. A incapacidade de enxergar qualquer cor, ou ver somente em tons diferentes de cinza, é muito rara.



Estrabismo:

Estrabismo é um defeito no alinhamento dos olhos, ou seja, eles apontam para diferentes direções. O desvio pode ser notado sempre ou esporadicamente. Um olho pode estar direcionado para frente enquanto o outro pode virar para dentro, para fora, para cima ou para baixo. As vezes, o olho desviado pode endireitar e o olho reto pode desviar. Estrabismo é uma condição comum entre as crianças, afetando cerca de 4% da população, mas também pode ocorrer mais tarde na vida. Pode ser hereditário (familiar) e ocorre igualmente em pessoas do sexo masculino e feminino.



CÓRNEA

É a parte visível e saliente do olho, é totalmente transparente e, juntamente com a esclerótica, forma o envoltório externo do globo ocular. Tem uma curvatura acentuada (cerca de 44,00 dioptrias, em média), sua espessura central é de 0,6mm. e a espessura periférica é de 1,3mm., seu diâmetro médio é de 12mm., podendo variar de 11mm. a 12,5mm. A córnea cobre ligeiramente a íris e a pupila, por onde a luz passa. Ela é de extrema importantancia com sua curtavtura acentuada faz com que os raios paralelos se convirjam e cheguem juntos à fóvea central.

ÍRIS

É o colorido do olho, é uma membrana de forma circular, com 12mm. de diâmetro com uma abertura circular, no centro, chamada de "pupila", cujo diâmetro médio é de 4,4mm. (em ambiente interno). A pupila parece preta mas é totalmente transparente e todas as imagens passam atravez dela. A íris fica localizada entre a córnea e o cristalino, ela funciona como uma espécie de diafragma de maquina fotográfica. Quando é exposta a muita luz dilata-se, diminuindo o tamanho da pupila e no escuro ela se dilata aumentando seu tamanho. Sua função é controlar a entrada de luz no olho, oque ajuda muito na sua preservação com o passar dos anos.

HUMOR AQUOSO

Substância semi-líquida, transparente, semelhante a uma gelatina incolor. Ela preenche a câmara anterior do olho e com a sua pressão interna, torna-o protuberante. O humor aquoso é renovado lenta e constantemente e o seu excesso é escoado pelo canal de Schlemn. Quando este canal entope, o olho fica com excessiva pressão, sendo uma das causas do glaucoma, doença que danifica a fóvea central, podendo causar cegueira parcial.

CRISTALINO

A função principal do cristalino é permitir a visão nítida em todas as distâncias. Quando se olha para perto, o cristalino torna-se convergente, aumentando o seu poder de refração e quando se olha para longe, torna-se menos convergente, diminuindo seu poder dióptrico.Este mecanismo diminui, à medida que os anos passam, até que surge a presbiopia.

HUMOR VÍTREO

Semelhante ao humor aquoso, mas este tem a função de torna-lo a forma aproximada de uma esfera, com a protuberância da córnea.

RETINA

Ela composta de milhares de células sensíveis à luz, conhecidas como fotossensoras. Estas células são conhecidas como: Cones (pertinentes à visão a cores) e Bastonetes (são os que proporcionam a visão em preto e branco e visão noturna).

NERVO ÓPTICO

Tem função exclusivamente sensitiva. Transporta as sensações visuais do olho para o cérebrocélulas ganglionaresretina no olho.
(penetrando no crânio pelo canal óptico), formando-se por convergência das ao nível da

MÁCULA

É na mácula que se encontra a maior densidade de células cones do olho, responsáveis pela visão de cores. Essa alta densidade de cones faz com que a mácula seja o ponto do olho onde enxergamos com a maior clareza e definição. Porém, a grande quantidade de cones traz como conseqüência uma menor densidade de bastonetes. À noite, quando há pouca luz, os cones não conseguem ser estimulados com tanta eficácia, sendo nossa visão noturna fruto quase exclusivo da ação dos bastonetes.