Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Audição

O ouvido humano é separado em três grandes partes, de acordo com a função desempenhada e a localização. São elas: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. A baixo, então uma vista panorâmica do sistema auditivo humano na qual as suas três zonas constituintes estão separadas.
[E] Ouvido externo [M] Ouvido Médio [I] Ouvido interno

O ouvido externo é constituído pelo pavilhão auricular que é o responsavel juntamente com o canal auditivo, de levar as ondas sonoras até o timpano, o canal auditivo tambem se dá a produção de cera que é a forma mais ultil de manter o ouvido externo umido e limpo. A cera é uma otima defesa contra particulas de pó, sujidade e microorganismos pois ajuda a detelos e impedindo de chegar no tímpano. É de grande importancia salientar que o uso de cotonete dentro do ouvido externo faz a cera cada vez chegar mais perto do timpano podendo danifica-lo e ate formar uma barreira dificultando a audição.

Ouvido médio é uma cavidade com ar, por de traz da membrana do tímpano através da qual a energia das ondas sonoras é transmitida. Essa transmissão de energia é efectuada através de três ossos minúsculos o martelo, a bigorna e o estribo, que vibram, solidários com o tímpano. Estes três ossos são os mais pequenos que podemos encontrar no corpo humano. Ainda no ouvido médio existe um canal parte osseo parte filocartilaginoso, que chamamos de Eustáquio que o mantém em contacto com a rinofaringe. Esta é a forma perfeita encontrada pela natureza para manter uma pressão constante no ouvido médio. Para isso acontecer a tromba de Eustáquio abre e fecha constantemente. Os três ossos, suas articulações e seus ligamentos são revestidos por uma mucosa, esse mucosa pode ser mais ou menos densa dependendo da ação de dois musculos, o do martelo e o do estribo, com esse mecanismo nosso corpo evita danos no ouvido interno quando estamos expostos a sons de elevada intensidade.
Ouvido interno
É no ouvido interno onde se encontra a parte mais importante do ouvido, a cóclea com um formato de caracol é responsável por quase toda nossa capacidade de interpretar e diferenciar sons. Na cóclea desenrola-se uma função complexa de sinais, em resultado da qual os sons nela recebidos, ondas mecânicas, transformam-se em impulsos que através do nervo auditivo seguem em direção ao cérebro, onde são decodificados e interpretados.
Ao percorrerem o interior da cóclea, as vibrações irão fazer com que a membrana basilar oscile. É uma estrutura bastante resistente, que bloqueia as ondas sonoras. Essa membrana é sustentada por cerca de 25.000 estruturas finas, com a forma de palheta, as quais se projetam de um dos lados da membrana e aparecem ao longo de toda a sua extensão, as fibras basilares.
No desenho acima podemos perceber que quanto menor a freqüência, a onda chega mais perto da base na cóclea, e também quanto menor a freqüência, a onda se torna cada vez maior. O ouvido humano consegue ouvir entre 20Hz até 20kHz.
O funcionamento do ouvido não é mais do que uma agitação das partículas ao nosso redor. As ondas chegam ate o nosso pavilhão auricular passa pelo canal auditivo até o ouvido interno, o que separa o ouvido externo para o ouvido médio e interno é o tímpano, o tímpano vibra solidário com as ondas que chegam ate ele. Essas vibrações passando do tímpano são transmitidas ao interior da cóclea através dos três ossículos já citados, martelo, bigorna e estribo, esses três ossículos são vistos como amplificadores aumentando a intensidade das ondas que chegam até o tímpano, e aumentando a sua pressão em até 22 vezes, depois de identificadas as freqüências pelas células ciliadas, as informações estão prontas para serem enviadas para o cérebro através no nervo auditivo na forma de impulsos elétricos.
Acústica
Acústica é um ramo na física que estuda som. O som é uma matéria em vibração, um exemplo clássico é fixar uma barra de aço muito fina para ela oscilar facilmente.

Quando deslocarmos a lamina sua extremidade livre começa a oscilar para a esquerda e direita, produzindo um som sibilante, com esse exemplo podemos perceber que o som é matéria em vibração. Como a vibração é muito rápida ela realiza o trabalho molecular no ar, comprimindo-as, transferindo a elas energia na direção da compressão. Ao mesmo tempo, as moléculas do ar, situadas à esquerda, se expandem e se tornam rarefeitas, o que retira energia delas. Quando a lâmina se move no sentido inverso, ela transfere energia para as moléculas do ar situadas à esquerda, enquanto as da direita perdem energia. O efeito combinado de compressão e rarefação simultâneo transfere energia das moléculas do ar da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda na direção do movimento da lâmina, produzindo ondas longitudinais, nas quais as moléculas do ar se movimentam para frente e para trás, recebendo energia das moléculas mais próximas da fonte e transmitindo-a para as moléculas mais afastadas dela, até chegarem ao ouvido. A transmissão do som é transmitida por tudo que tem matéria, sua velocidade normalmente é mais alta em meios sólidos, pois suas moléculas estão mais próximas e tem mais atrito. A qualidade do som varia com a amplitude, quanto maior sua amplitude maior a intensidade do som, quanto maior a intensidade mais desagradável o som é. Importante lembrar que quando mais baixo ou grave o som menor sua freqüência, quanto mais auto e mais agudo maior sua freqüência.
Uma dos grandes desafios da acústica é inibir alguns fenômenos sonos são eles: reflexão, interferência e ressonância. Dentro na reflexão existem duas barreiras para a acústica o ECO, e a reverberação. Os obstáculos que refletem o som podem apresentar superfícies muito ásperas. Assim, o som pode ser refletido por um muro, uma montanha etc. O som refletido chama-se eco, quando se distingue do som direto. Para uma pessoa ouvir o eco de um som por ela produzido, deve ficar situado a, no mínimo, 17 m do obstáculo refletor, pois o ouvido humano só pode distinguir dois sons com intervalo de 0,1 s. O som, que tem velocidade de 340 m/s, percorre 34 m nesse tempo. A reverberação, em grandes salas fechadas ocorre o encontro do som com as paredes. Esse encontro produz reflexões múltiplas que, além de reforçar o som, prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emissão. É esse prolongamento que constitui a reverberação. A reverberação ocorre quando o som refletido atinge o observador no instante em que o som direito está se extinguindo, ocasionando o prolongamento da sensação auditiva. A interferência consiste em um recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes. Neste caso, teremos uma região do espaço na qual, em certos pontos, ouviremos um som forte, e em outros, um som fraco ou ausência de som. E a ressonância ocorre quando um corpo começa a vibrar por influência de outro, na mesma freqüência deste, ocorre um fenômeno chamado ressonância. Como exemplo, podemos citar o vidro de uma janela que se quebra ao entrar em ressonância com as ondas sonoras produzidas por um avião a jato.