Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.

Equipe 2C, 3-C



O olho humano , é uma máquina perfeitinha de visualização.E cada parte desta máquina tem sua função e harmonia com seu individuo e outras partes assim tendo um funcionamento harmônico.Mas como em toda máquina existem partes fundamentais nas quais todo o resto não pode “trabalhar”.Nos olhos por exemplo as córneas são lentes transparentes que ficam na parte da frente(digamos que é uma película) ela tem como função de redirecionar a luz e focá-la para dentro dos olhos.O cristalino também tem como função redirecionar a luz para mais especificamente a retina.Já a retina é um tipo de tecido do sistema nervoso que percebe a luz que manda estímulos através do nervo óptico para serem reconhecidos pelo cérebro.O Nervo óptico vamos dar o exemplo de que ele fosse o telefonista que manda-se todas as informações necessárias para o patrão da empresa que opera a máquina.Ao entrar em contato com a luz, o nervo óptico é estimulado e transmite as informações da imagem para o cérebro,reconhecendo e produzindo a imagem.

Nos olhos como em toda máquina, tem seus líquidos para não enferrujar não é? Então, nele temos o Húmor aquoso e Húmor vítreo , estes líquidos são a divisão do liquido intra-ocultar, que tem como função de manter a pressão necessário nos globos oculares.

Ametropias:

1. Miopia:

focalização “adiantada” das imagens , antes de chegarem na retina.As pessoas míopes tem facilidade de ver objetos próximos com nitidez, já os objetos que estão longe, são vistos embasados.

2. Hipermetropia

já é a dificuldade de enxergar de perto,neste caso a luz é focalizada depois da retina.Isso pode ocorrer quando o olho é muito pequeno ou a córnea é muito plana.

3. Astigmatismo:

é quando existe mais de um ponto focal, isso pode ocorrer porque a córnea não é esférica e sim oval, tanto para longe quanto para perto.

4. Presbiopia:

vista cansada, é quando já a dificuldade de focalização tanto a distancia quanto perto dos olhos, normalmente ocorre em pessoas apartir dos 40 anos , mas está ocorrendo mais frequentemente em jovens, devido o esforço repetitivo e a quantidade/freqüência que utilizão a visão tanto em leitura quanto no computador etc.

5. O daltonismo :

uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

A retina humana possui três tipos de células sensíveis à cor, chamadas cones. Cada um deles é sensível a um determinado faixa de comprimentos de onda do espectro luminoso, mais precisamente ao picos situados a 419 nm (azul-violeta), 531 nm (verde) e 559 nm“(Wikipedia) Atualmente não existe tratamento.

6. Estrabismo:

é a perda de paralelismo dos olhos .É corrigido com óculos ou cirurgia. Operam-se os estrabismos que não são corrigidos com óculos ou a parte que os óculos não conseguem corrigir. Os estrabismos que corrigem com óculos estão relacionados em geral a necessidade de correção do grau de hipermetropia.

htt www.youtube.com/watch?v=SiWdvsarR3A&feature=related Postado pela equipe 2C,3-C

  1. gravatar

    # by Segundos Anos Energia - 5 de novembro de 2009 às 00:47

    Olá meninas, o post de vocês está muito bom. Escrito com suas próprias palavras e contemplando tudo o que eu pedi.
    No entanto a equipe perderá pontos se não corrigir alguns erros de português.
    No mais o trabalho está ótimo.

  2. gravatar

    # by BruniKa2ºC - 5 de novembro de 2009 às 14:14

    Oi Grego, já dei uma olhada no texto arrumei os erros de gramática, caso ainda houver algum estaremos corrigindo até as 18:00 de hoje.Gratas pela Atenção