Boas Vindas


Seja bem vindo ao blog de física dos segundos anos do Colégio Energia de Blumenau.
Aqui serão postados os trabalhos sobre a influência da luz e do som na forma com que percebemos o mundo a nossa volta.
Falaremos sobre dois sentidos que nos enchem de informações sobre tudo: a Visão e a Audição.


AUDIÇÃO


Os sons ou barulhos, são originados das ondas sonoras liberadas no meio. A audição é um dos cinco sentidos humanos cuja função é capturar esses sons dispersados no meio em que estamos.

O ouvido humano tem três divisões, o externo, médio e interno. Cada um tem sua função para o funcionamento do nosso sistema auditivo. O som entra pelo ouvido externo onde é coletado e transferido para o ouvido médio. Lá a energia da onda sonora é transformada em vibrações internas que mais tarde viram onda de compressão. Já no ouvido interno, essas ondas viram impulsos nervosos que é transmitido ao cérebro.

O ouvido externo é formado pelo pavilhão auditivo (orelha) e também pelo canal auditivo externo, um canal que leva o som até o tímpano. A principal função da orelha é a captação do som e o direcionar até o canal auditivo, também serve como um filtro, ajudando a localizar de onde o som esta vindo, e no caso dos seres humanos seleciona a faixa de frequência correta para facilitar ao nosso entendimento. O canal auditivo tem a função de levar essa vibração (som) até o nosso tímpano.


No ouvido médio são encontrados o tímpano, martelo, bigorna e estribo. O tímpano é forçado por uma compressão que o faz vibrar com a mesma frequência da onda colocando o martelo, bigorna e estribo na mesma frequência, por serem interligados. Os ossos do ouvido ( martelo, bigorna e estribo ) amplificam as vibrações da onda sonora e então o estribo passa a vibração ao ouvido interno. A onda de pressão que atinge grande parte do tímpano e concentrada em pequena parte da bigorna, faz com que a vibração da última seja quaze quinze vezes maior que a do tímpano, possibilitando-nos de ouvir os sons mais fracos.

O ouvido interno é formado pela cóclea, canais semicirculares e nervo auditivo. A cóclea tem forma de caracol e é responsável principalmente pela nossa capacidade de interpretar e diferenciar sons, é na cóclea que se desenrolam uma complexa função de conversão de sinais, em resumo, as ondas que chegam até ela em forma de vibrações são transformadas em impulsos elétricos e encaminhadas até o cérebro através do nervo auditivo.



ACÚSTICA


O nosso sistema auditivo pode ser sensibilizado por uma onda, uma onda sonora, que se propaga em qualquer meio material, como o ar. O estudo da propagação, produção e fenômenos sofridos por essas ondas sonoras, é denominado acústica.

Para uma onda sonora ser audível ao ser humano ela deve ter entre 16Hz – 20000Hz, ondas de freqüências superiores a 20000 Hz, caracterizam sons inaudíveis e denominam-se ultra-sons; e aquelas de freqüências inferiores a 16 Hz, também inaudíveis, são ditas infra-sons.

As ondas sonoras, depende do meio que estão, podem se propagar com maior ou menos velocidade. No caso do ar em comparação a água, o som se propaga muito mais rápido na água do que no ar, pois as ondas sonoras se propagam através de vibrações moleculares e na água as moléculas estão muito mais próximas uma das outras. Este também é o motivo do som não se propagar no vácuo, já que no vácuo não há matéria, não tendo assim como o som se propagar.

Ocorrem alguns fenômenos enquanto o som está se propagando, como a reverberação e o eco.

A reverberação está relacionada a prolongação da onda sonora, pois como exemplo, em uma sala grande, as ondas se propagam até a parede e voltam até o lugar que foi produzida, a onda causa esse reverberação, pois ocorre outro fenômeno chamado resistência auditiva, onde o som permanece em nosso ouvido por 1/10 de segundo, tempo necessário para a onda ir até a parede e voltar antes que se tenha acabado a propagação, prolongando a onda antes do seu fim, ocasionando o prolongamento da sensação auditiva. Este fenômeno é combatido em estúdios de gravação, pois, pioram a qualidade do som, e pode ser diminuído com caixas de ovos nas paredes ou carpetes, que servem para absorver as ondas, sem deixar que elas voltem para causar a reverberação.

Outro fenômeno é o eco. Os obstáculos que refletem o som podem apresentar superfícies muito ásperas. Assim, o som pode ser refletido por um muro, uma montanha etc. O som refletido chama-se eco, quando se distingue do som direto. Para uma pessoa ouvir o eco de um som por ela produzido, deve ficar situada a, no mínimo, 17 m do obstáculo refletor, pois o ouvido humano só pode distinguir dois sons com intervalo de 0,1 s. O som, que tem velocidade de 340 m/s, percorre 34 m nesse tempo.